Apreciadas/os companheiras/os,
Temos o prazer em convidar para o início da OFICINA PERMANENTE DO PENSAMENTO LIBERTÁRIO. Esta atividade, que iniciamos em março, terá duração anual, realizando seu último encontro em dezembro do presente ano. Na sequência, se descrevem tanto a metodologia quanto os objetivos desta oficina proposta:
Na primeira reunião de cada eixo (em março, maio, julho, setembro e novembro), um expositor (sempre diferente em cada caso) realizará uma apresentação oral embasada em um texto escrito que apresentará e distribuirá previamente (não mais que oito páginas). Nesse mesmo dia se abrirão as discussões entre os presentes.
Na segunda reunião de cada eixo (abril, junho, agosto, outubro e dezembro), todos os que assim desejarem apresentará suas objeções, críticas, sugestões, ou comentários ao texto que lhe foi entregue. Estas apresentações várias também se farão oralmente, mas acompanhadas de uma versão escrita (de não mais de quatro páginas), para serem distribuídas, e se previamente, melhor ainda. Nessa mesma segunda reunião de cada eixo, o expositor originário responderá a cada uma e todas as objeções, críticas, sugestões e comentários realizados na primeira apresentação. O fará oralmente, mas também acompanhado de uma versão escrita (de uma extensão não maior que vinte e cinco páginas).
Logo, com todo o material escrito produzido nessas apresentações e discussões, e após prévia elaboração e correção de estilo, se dará a publicação em forma de uma revista-caderno. Ou seja, uma revista-caderno de periodicidade anual. A ideia é que se trate de uma publicação a meio caminho entre o acadêmico e o acessível e compreensível, sem pretensões acadêmicas, para o público em geral, que sirva de difusão séria e fundamentada das ideias anarquistas, ou dos enfoques anarquistas sobre os aspectos de outras tendências do pensamento político, ou de enfoques não anarquistas sobre temas anarquistas.
O primeiro encontro se realizará quinta-feira, 10 de março, entre as 17 e 19 horas. Este se intitula “Congregados, cidadãos e companheiros”, e se encontra a cargo do companheiro Aníbal D’Auria.
Os encontros se realizarão nas primeiras quintas-feiras de cada mês, a partir de março de 2016 (exceto a primeira reunião de março, que será na quinta, dia 10 e não dia 03).
O calendário é o seguinte:
· Março e Abril: “Congregados, cidadãos e companheiros”. Motivador: Aníbal D’Auria.
· Maio e Junho: “O anarquismo e o tango”. Motivador: Pablo Taboada.
· Julho e Agosto: “Anarquismo existencial e trabalho agradável”. Motivador: Juan C. Balerdi.
· Setembro e Outubro: “Fundamentos racionais da ajuda mútua”. Motivador: Martín Rempel.
· Novembro e Dezembro: “Educação e liberdade”. Motivadora: Elina Ibarra.
Biblioteca Popular José Ingenieros
Ramírez de Velasco 958 – Villa Crespo, Cidade Autônoma de Buenos Aires. Telefone: 4856-9764
Facebook: José Ingenieros o Biblioteca Popular José Ingenieros
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
relampejou
sobre as árvores
a tarde trincou
Alonso Alvarez
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!