Amigas e amigos: os convidamos a desfrutar e refletir junto a todos aqueles que nos outorgaram um momento de suas vidas para nos escrever de suas alegrias, temores e esperanças. Contos de utopias e anti-utopias de mulheres e homens livres que encontram a liberdade em compartilhar junto a outras pessoas: para viver livre é necessário amor. Solidariedade que se dá em plena ciência, e que se busca atentamente, nas relações do universo, nas formas mais harmônicas e naturais.
A anarquia é, para nós, neste instante, a melhor maneira de viver. Sejam lagartas que desejam suas asas para voar até aonde seus pais lhe disseram que se encontrava o paraíso, seja aquele menino que vendo fotos de cães sonha com um mundo melhor; sociedades que se ocultam para viver em comuna, cachorros que brincam com companheiros que vieram de distantes rincões, que lutam contra imperadores ou caçadores de baleias. Dirão-nos que é impossível, que é puro delírio, puro conto… Ter fé no presente é ter certeza naquilo que ainda não se pode ver, sentimos, pois não esperamos futuros, apenas desejamos e o construímos no presente. Aqui não encontrará a frase cuidar do planeta, oriunda do capitalismo quando se somam conceitos como recursos e benefícios, mas sim outra, mais sábia, incrustada no espírito de cada conto:somos a natureza tomando ciência de si mesma.
A origem deste título veio da convocatória de Letras Libertárias realizada em 2013, na qual participaram dezenas de autoras e autores de diversos países de língua espanhola. Desta reunião literária, foram selecionadas 10 narrações com assessoria do escritor e dramaturgo Michel Lapierre Robles. México, Equador, Chile, Argentina são as regiões presentes neste livro.
Por outro lado, os ilustradores Antropomorphos e Mário Riffo desenvolveram ilustrações para dar uma especial singularidade a esta animada e reflexiva obra coletiva.
Por essas e tantas outras razões que descobrimos gozando juntos estes relatos, lhe convidamos novamente a ler este pequeno livro, mostra de carinho pela Mãe Terra. Está disponível para baixar sua versão digital em PDF e logo em EPUB.
Letras Libertárias: 10 Contos sobre Ecologia 5.33MB
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
a lua descortina
estonteante nas estações:
em qual a mais bela?
Wagner Marim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!