EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL
MÉXICO.
CONVOCATÓRIA ZAPATISTA ÀS ATIVIDADES DE 2016.
29 de fevereiro de 2016.
Considerando:
Primeiro: Que a grave crise que sacode o mundo inteiro e que haverá de se agravar, coloca em risco a sobrevivência do planeta e todos os que o habitam, incluindo os seres humanos.
Segundo: Que a política de acima não só é incapaz de idealizar e construir soluções, mas também é responsável pela catástrofe em curso.
Terceiro: Que as ciências e as artes são as que resgatam o melhor da humanidade.
Quarto: Que as ciências e as artes já representam a única oportunidade séria de construção de um mundo mais justo e racional.
Quinto: Que os povos e aqueles que vivem, resistem e lutam em porões ao redor do mundo são possuidores, entre outros, de uma sabedoria fundamental: a sobrevivência em condições adversas.
Sexto: Que o zapatismo segue apostando, em vida e morte, pela Humanidade.
A Comissão Sexta do EZLN e as bases de apoio zapatistas:
CONVOCAM A ARTISTAS, CIENTISTAS FORMAIS E NATURAIS, A@S COMPANHEIR@S DA SEXTA NACIONAL E INTERNACIONAL, AO CONGRESSO NACIONAL INDÍGENA, E A QUALQUER SER HUMANO QUE SE SINTA INTERPELAD@, AS SEGUINTES ATIVIDADES:
UM. – AO FESTIVAL E PARTILHA “CompARTE POR LA HUMANIDAD”. QUE SE CELEBRARÁ ENTRE OS DÍAS 17 e 30 de julho de 2016.
Poderão participar tod@s aqueles que tenham como prática a ARTE. Para o zapatismo, artista é toda pessoa que reivindique sua atividade como arte, independentemente de cânones, crític@s de arte, museus, wikipédias e demais esquemas de “especialidades” que classificam (quer dizer: excluem) as atividades humanas.
O festival terá dois grandes eventos:
O primeiro no CIDECI, em San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, México; e nas sedes alternativos que serão implementados de acordo com a presença confirmada. Eles vão envolver todas as pessoas, grupos e coletivos que se inscreveram e/ou tenham sido convidados para esta finalidade. O prazo para inscrição é 15 de junho de 2016, inclusive. O correio eletrônico para inscrição nesta atividade é compArte@ezln.org.mx.
O outro será no Caracol de Oventic, Chiapas, México. Nesse participarão os zapatistas com suas expressões artísticas. Para fazer isso, a partir do mês de fevereiro até junho de 2016, nas comunidades, regiões e zonas zapatistas, dezenas de milhares de homens, mulheres, crianças e idosos zapatistas realizarão reuniões e festivais para decidir as formas de sua intervenção artística e selecionar aqueles que irão participar. A parte Zapatista do festival começa em 17 de julho de 2016.
A participação de artistas convidad@s e inscrit@s, pode ser com a sua própria arte ou uma reflexão sobre isso.
A entrada é gratuita (com registro prévio).
DOIS. – A FESTA EM HOMENAGEM AO CONGRESSO NACIONAL INDÍGENA, por seus 20 anos de luta e resistência, será CELEBRADA EM 12 DE OUTUBRO DE 2016 no CIDECI de San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, México. Nos dias anteriores e posteriores, o Congresso Nacional Indígena realizará as atividades que considere pertinentes nos lugares que decidir. A inscrição para participantes observadores no festejo em homenagem ao CNI será pelo correio eletrônico: CNI20aniversario@ezln.org.mx.
TRÊS. – Ao encontro “@s Zapatistas e as conCIÊNCIAS PELA HUMANIDADE” A CELEBRAR-SE ENTRE OS DIAS 25 de dezembro de 2016 e 4 de janeiro de 2017 no CIDECI de San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, México.
Nesse encontro participarão somente os cientistas formais e naturais convidados, assim como, na condição de alunos, @s jovens das bases de apoio zapatistas, que apresentarão suas dúvidas, perguntas e questionamentos aos cientistas assistentes.
Ainda que a entrada seja livre (com inscrição prévia), somente poderão tomar a palavra os expositores e @s jovens zapatistas que tenham sido selecionad@s em suas comunidades, regiões e zonas para assistir. Não haverá exame para @s alun@s; já para @s cientistas… bem, boa sorte com as perguntas. Correio eletrônico para inscrição de participante como ouvinte:conCIENCIAS@ezln.org.mx.
Daremos mais detalhes nos próximos dias.
Desde as montanhas do Sudeste Mexicano.
Subcomandante Insurgente Moisés.
México, fevereiro de 2016.
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
no olho da calma
o silêncio do encontro…
momento preciso
Gustavo Terra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!