Dia de protestos na França contra reforma trabalhista

dia-de-protestos-na-franca-contra-reforma-trabal-1

 

[Cerca de meio milhão de pessoas protestaram anteontem (9), em Paris e outras cidades da França, contra reforma trabalhista do governo “socialista” François Hollande.]

Trabalhadores, desempregados e jovens juntaram forças com as organizações estudantis e sindicatos em mais de 200 cidades em toda a França para tentar derrubar o projeto de lei (conhecido como “Lei Khomri”).

Na capital, Paris, jovens e estudantes secundaristas protestaram desde o início da manhã, apesar de uma chuva torrencial, atirando ovos, lançando rojões e erguendo cartazes que denunciavam a lei proposta pela ministra do Trabalho, Myriam El Khomri.

A reforma trabalhista inclui, entre outras coisas, a maior flexibilidade às empresas para contratar e demitir os trabalhadores, limitar o valor das indenizações em caso de demissão e alterar a carga horária semanal.

Não deixemos que os ricos e os seus próximos (estados, religiões, nacionalistas, etc…) continuem a brincar com as nossas vidas. A única resposta que é válida hoje é a mesma de ontem: a unidade face aos ricos, a unidade na greve e na ação. Uma utopia? Talvez. Uma necessidade? Sem dúvida nenhuma! E isto até à morte do salariato. E que viva a autogestão!”, trecho de um manifesto distribuído pela Federação Anarquista Francófona.

As mobilizações continuam, e contam com a participação de grupos e organizações libertárias… “Lei Khomri: Não Passará!”

agência de notícias anarquistas-ana

Cercada de verde
ilha na hera do muro:
uma orquídea branca.

Anibal Beça