As localidades do norte madrilenho de Alcobendas e San Sebastián de los Reyes foram testemunhas neste sábado (12/03) da manifestação convocada pela Coordenadoria Antifascista em resposta à tentativa de assassinato de dois jovens antifascistas em Alcobendas durante a madrugada da sexta-feira (04/03).
Várias centenas de moradores se mobilizaram desde a Plaza Mayor de Alcobendas até a Prefeitura de San Sebastián de los Reyes, sob o lema “Nenhuma agressão sem resposta”, em protesto contra as agressões com arma branca por parte de vários neofascistas contra dois moradores da localidade de Alcobendas no último 04 de março, que estiveram prestes a acabar com suas vidas.
Um dos agredidos apresenta 36 pontos em sua mão, produzidos ao tentar deter os golpes que ele recebia do bem conhecido neofascista Luis Alberto Garcia, apelidado de “El Fofi”. Além disso, o agredido tem cinco pontos no rosto, resultado de uma outra navalhada.
O outro jovem, que veio em auxílio da vítima, foi esfaqueado no rosto desde a orelha até a boca – pelo que necessitou de uma cirurgia reconstrutiva – e também nas costas, causando um pneumotórax. Depois de dois dias na UTI recebeu alta médica.
Apesar da gravidade dos acontecimentos e de que um dos menores envolvidos nos fatos esteve detido 3 vezes nos últimos 15 dias, todos os agressores foram liberados.
Segundo denuncia a Coordenadoria Antifascista a atividade desses grupelhos fascistas, e deste sujeito em particular, tem vindo a aumentar no último ano registrando uma subida das agressões nazistas nestas localidades. Além disso, a impunidade de que gozam e a passividade institucional destas localidades pressagiam que esses atos continuarão acontecendo, assim que esta organização de cunho antifascistas faz um chamado aos moradores dessas localidades, para demonstrar que o fascismo e o racismo não têm espaço nas ruas e como demonstração de apoio aos agredidos.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TJufeNKTmF0
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
sombra da luz
na lua e na rua
alvo do lago
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!