Várias centenas de participantes convocados pelo Bloco Unitário e por vários grupos sociais se concentraram na quinta-feira passada, às 19 horas, nas imediações do Congresso dos Deputados para exigir a revogação da reforma trabalhista e da Lei Mordaça.
No final do evento vários representantes da CNT, da CGT e Mães Contra a Repressão tomaram a palavra para denunciar os últimos conflitos sindicais e mostrar sua oposição à política de trabalho atual e a deriva repressiva realizada pelo Estado. Joaquin, trabalhador da CEMUSA expressou a situação de arbitrariedade ante as demissões coletivas que estão vivendo. Houve outras intervenções sobre a falta de liberdades que vivem os ativistas, como no caso do jovem Alfon ou sobre o desamparo que está ocorrendo nos postos de trabalho após a reforma trabalhista.
O manifesto expressava que essas leis regressivas que visam silenciar e subjugar as lutas sociais e sindicais ainda estão em vigor. Também enfatizava a falta de confiança nas promessas feitas por políticos progressistas em sua intenção de revogar essas leis que, também, na sua luta para alcançar o governo deixaram de fora da atenção política, os cortes e as liberdades sociais.
O ato terminou recordando que as conquistas alcançadas pela classe trabalhadora foram conseguidas com a mobilização e a luta. Que as medidas impostas pelos governos para frear o avanço social têm tentado esvaziar as ruas criminalizando aos atores da mudança social: “Eles tentaram esvaziar as ruas com a ilusão de sua democracia, fazendo-nos acreditar que para que tudo mude só precisamos eleger os lacaios das hierarquias, os gerentes de seus interesses, os gestores da pilhagem sistemática do que é nosso”.
Fotos: C.M.Homer
Fonte e mais fotos: http://cnt.es/noticias/bloque-unitario-cr%C3%B3nica-del-acto-contra-la-reforma-laboral-y-la-ley-mordaza
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/07/28/fwd-espanha-lei-mordaca-a-lei-de-1984/
agência de notícias anarquistas-ana
folhas ao vento
é outono
pássaros perseguem as folhas
Sérvio Lima

Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!