Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Março / 25 / [França] “A noite é para transar, não para trabalhar”

[França] “A noite é para transar, não para trabalhar”

By A.N.A. on 25 de Março de 2016

franca-a-noite-e-para-transar-nao-para-trabalhar-1

 

Estudantes e trabalhadores franceses protestaram novamente nesta quinta-feira (24) em Paris e outras cidades do país contra o projeto de lei trabalhista proposto pelo governo “socialista”. Em várias cidades foram registrados enfrentamentos entre as forças da ordem e manifestantes.

Dezenas de veículos foram incendiados e mais de 40 pessoas foram detidas em todo país. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo em Paris e em Nantes para dispersar grupos de jovens, alguns dos quais estavam com os rostos cobertos.

Vários estabelecimentos de ensino estavam bloqueados na manhã desta quinta, entre eles o emblemático Instituto de Ciências Políticas de Paris. “Queremos a retirada da lei, mas além disso, dizer ao governo que estamos fartos”, disse Marius, estudante secundarista de 15 anos.

Uma grande manifestação começou nas primeiras horas da tarde em Paris, em um clima tenso. Os estudantes encabeçavam um cortejo, agitando uma faixa na qual se podia ler “A noite é para transar, não para trabalhar”.

Ainda na capital, a agressão de um policial contra um estudante, registrada em vídeo [link abaixo], causou grande polêmica e revolta. Nele, um policial dá um soco em um jovem que era imobilizado por outros dois agentes da lei.

P r o t e s t o s

Desde o começo de março, centenas de milhares de pessoas se manifestaram em dois dias de ação contra a proposta de reforma da lei trabalhista, já aprovada pelo Conselho de Ministros.

Faltando um ano para as eleições presidenciais, o medo de um grande movimento social levou o governo a fazer concessões sobre vários pontos do projeto de lei, de inspiração liberal. Mas sindicatos, organizações estudantis e anarquistas consideraram insuficientes essas modificações e reivindicam a retirada da lei.

Depois dos atos desta quinta-feira, sindicatos, organizações estudantis e anarquistas convocaram uma grande mobilização, com greves e manifestações, para 31 de março.

Vídeo, mani de Paris: https://www.youtube.com/watch?v=aGavZ9b50Vs

Vídeo da agressão policial contra um estudante: https://www.youtube.com/watch?v=KwtCEBvXvHY

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/03/12/dia-de-protestos-na-franca-contra-reforma-trabalhista/

agência de notícias anarquistas-ana

Sonha o mendigo
Entre sacos de lixo
E flores de ipê

Edson Kenji Iura

Posted in Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged França

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

  2. Raphael Cruz em Café com Anarquia #1 | “Sacudamos o tédio. Anarquia, ciência, corpo”, de Camillo Berneri13 de Fevereiro de 2026

    Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…

  3. Ilan Shalif em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…

  4. Herik em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.

  5. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários