Segunda-feira, 1° de fevereiro de 2016, foi inaugurado no Círculo Anarquista Berneri de Bolonha o Espaço Popular Autogerido (Spa). O Spa tem lugar todas as segundas, salvo circunstâncias imprevistas, entre 17h40 e 19h30, pouco antes da cantina habitual, ativa há alguns anos, que também é popular e autogerida.
Imediatamente se agregaram estudantes, trabalhadores e cidadãos curiosos para ver como combinar a qualidade de produtos saudáveis e orgânicos, com o apoio aos produtores libertários e experiências capitalistas em um preço justo, mas acessível.
O que é Spa? Não é um gás, não é um negócio, é um momento em que são distribuídos a preço de custo (ou seja, excluindo a inflação) alimentos, principalmente secos, a partir de experiências libertárias de autoprodução. Estamos organizados na rede “Coma Os Ricos”, uma rede de cozinhas de sopa, grupos de compras e pequenos produtores, protagonista nos últimos anos de várias iniciativas semelhantes, tanto nas ruas como em espaços abandonados e ocupados, em que foram expulsos pela polícia com grande rapidez. Na continuação deste caminho, o Spa pretende ser um método prático de recuperar espaços e relações sociais livres e anticapitalistas.
O experimento de espaço popular é baseado em dois pilares: manter os preços tão populares quanto possível, respeitando e valorizando os trabalhadores masculinos e femininos e o meio ambiente.
Ele levanta alguns objetivos fundamentais: ampliar e aprofundar a dinâmica autogerida de produção e consumo fora de qualquer lógica especulativa; fortalecer os laços e redes existentes entre produção e consumo em uma perspectiva de ajuda mútua e relações humanas e sociais liberadas e em contínua libertação; apoiar e dar visibilidade à rede de produtores libertários.
No momento, é ativa a distribuição de vários produtos da Cooperativa Íris, Da Comuna Urupia, Café Malatesta, Vio.Me de Tessalônia (Grécia), SOS Rosarno, Fazenda Mondeggi Sem Patrões, além de alguns pequenos produtores desta zona ou não. Os produtos, no momento são: café, conservas, mel, molho de tomate, pastas de tipos diferentes, sabonetes, óleo, grão de bico, arroz, etc.
Outros produtos serão adicionados com a consolidação da iniciativa.
RedB
Fonte: umanitanova.org
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
lerdamente,
a água empurra a água
e o rio flui.
Alaor Chaves
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!