Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Março / 29 / [Angola] Ativistas condenados de dois a oito anos de prisão

[Angola] Ativistas condenados de dois a oito anos de prisão

By A.N.A. on 29 de Março de 2016

angola-ativistas-condenados-de-dois-a-oito-anos-1

 

Os 17 arguidos vão cumprir pena pelos crimes de “atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores”. Saiba quais as penas para cada um dos ativistas.

Os 17 ativistas foram hoje condenados pelos crimes de “atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores”, com penas distintas entre eles que variam de 2 a 8 anos de prisão.

Domingos da Cruz cumprirá 8 anos e seis meses de pena, foi condenado também enquanto líder do associação criminosa. Luaty Beirão cumprirá cinco anos e seis meses, também responde por falsificação de documentos.

Nuno Dala, Sedrick de Carvalho, Nito Alves, Inocêncio de Brito, Laurinda Gouveia, Fernando António Tomás “Nicola”, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, Osvaldo Caholo, Arante Kivuvu, Albano Evaristo Bingo -Bingo, Nelson Dibango, Hitler Jessy Chivonde e José Gomes Hata foram condenados a 4 anos e seis meses de prisão.

Rosa Conde e Jeremias Benedito condenados a 2 anos e 3 meses de prisão. Todos os ativistas vão pagar uma taxa de justiça no valor de Kz 50 mil.

Outro ativista que não consta no processo, Francisco Mapanda, conhecido por “Dago”, está a ser sumariamente julgado por ter gritado em tribunal que o julgamento “é uma palhaçada”.

Defesa e Ministério Público anunciaram recursos da decisão. Todos os ativistas foram encaminhados para a cadeia de Viana.

O estado de saúde de Nito Alves preocupa a defesa. Até agora não há mais informações. O ativista Nuno Dala está no 19º dia de greve de fome.

“Eu não esperava essa condenação. A causa por que eles foram presos não é a que eles foram acusados. Primeiro era por ato preparatório de rebelião contra o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, mas agora é por associação de malfeitores. Já não sei mais, isso é Angola, o que é que vamos fazer? Tinha que haver uma justiça digna. Para quê condenar desta maneira? É triste. Não tenho onde recorrer. Ainda não tivemos contato com os advogados. Estou doente, de momento quem está a frente de tudo é a irmã dele”, explica Mariano de Brito, Pai de Inocêncio de Brito

Fonte, mais infos: http://www.redeangola.info/activistas-condenados/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/09/25/presos-politicos-iniciam-greve-de-fome-em-angola/

agência de notícias anarquistas-ana

Bananeiras
na beira da cerca.
Cachos de sol.

Tânia Diniz

Compartilhe:

Posted in Discriminação, Geral, Mundo, Repressão | Tagged Angola

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários