Compas,
No mês de março, como em algumas outras vezes, não conseguimos completar o valor de nosso aluguel, que venceu na última sexta. Quando isso acontece, costumamos tirar a grana do próprio bolso. Porém, atualmente, grande parte da gestão da Casa está desempregada, e não temos como fazer isso.
Pensando em ir além desta situação emergencial, escrevemos pra compartilhar algumas ideias de solidariedade e colaboração que gostaríamos de estender aos coletivos, movimentos e pessoas parceiras da Casa.
Foram inúmeras as vezes em que o espaço serviu para eventos em parceria para ajudar outros coletivos. Arrecadamos pras Feiras Anarquistas de SP, pra Marcha da Maconha, pra fiança de companheiros presos; coletamos absorventes para mulheres em situação de cárcere, brinquedos para crianças, alimentos e outras necessidades para ocupações e pessoas em situação de risco; abrigamos inúmeros debates, grupos de estudo, exposições, oficinas, festas e reuniões de grupos parceiros. É exatamente essa a ideia que temos pra Casa: um espaço compartilhado entre muitos, apropriado por todas as pessoas que dividem as mesmas ideias de autogestão, anticapitalismo e solidariedade conosco.
Atualmente, convivem na Casa Mafalda o bagu.io (baguio.milharal.org/), espécie de laboratório hacker, e o Cursinho Livre da Lapa (lapalivre.wix.com/cursinho), projeto de educação libertária voltado para os e as de baixo. Em breve, realizaremos um antigo desejo: abrir um café na garagem. São muitas pessoas circulando pelo espaço, e ultimamente o esforço para mantê-lo em pé está sendo mais e mais compartilhado.
Apesar disso, ainda não temos uma ferramenta de auto-sustentação financeira. E pensamos em algumas formas de solidariedade quanto a isso.
A primeira delas é a nossa campanha constante de cotização (leia mais aqui:casamafalda.org/ajude-a-manter-a-casa-mafalda-participe-do-nosso-programa-de-cotizacao/), que se baseia na ideia de dividir os custos em cotas. Temos poucas pessoas atualmente nessa condição, mas elas são fundamentais pra sabermos todo mês que temos um valor fixo entrando, ainda que pequeno.
A segunda é um apelo aos grupos e coletivos para que se apropriem da Casa com propostas que tragam benefícios para ambos. Uma festa, um jantar, um lançamento, um sarau, uma oficina, são todas formas de divulgar nossas ideias e atividades e conseguir arrecadar mais um pouco para cobrir nossos custos. Se conseguíssemos espalhar eventos em parceria ao longo do ano, a auto-sustentação financeira ficaria mais próxima.
A terceira é estabelecer parcerias mensais de eventos específicos. Há, por exemplo, uma sugestão de feira de produtos orgânicos mensal na Casa. Já houve por alguns meses eventos de música. Estamos abertos a ideias e propostas que ocupem o espaço e ajudem a mantê-lo.
E a quarta, tão importante quanto, é fazer parte da nossa lista de colaboradores/as. Estamos criando uma lista de email para agregar quem pode ajudar pontualmente na Casa. Exemplos: se você gosta de hortas e pode passar lá uma vez por semana pra cuidar da horta; se você manja de eletricidade e pode dar um jeito nos problemas de tomada que temos; se você tem um carro e pode ir ao mercado comprar bebidas pra uma festa; se você curte bibliotecas e quer vir dar uma organizada na nossa. São muitas possibilidades de colaboração.
Quem puder participar de qualquer uma dessas maneiras, ou de alguma outra maneira parceira, será bem-vinda/o. Um espaço autônomo só se constrói com a participação da coletividade, nunca com um clube privado de pessoas.
Abaixo os dados pra quem puder colaborar:
– Pra fazer parte da nossa lista de colaboradores/as ou propor algum evento na Casa, escreva pra contato@casamafalda.org
– Pra fazer parte da cotização ou contribuir com algum valor, utilize a conta abaixo (e por favor nos avise da sua colaboração):
Banco do Brasil
Ag. 3567-x
Conta poupança (variação 51) 27721-5
Marília Alves Carvalho
(Se precisar do CPF, mande um email!)
Abraços libertários,
Casa Mafalda
Casa Mafalda
Rua Clélia, 1895, Lapa. São Paulo-SP
A três quadras do terminal Lapa e da estação Lapa da linha 8 da CPTM.
Email: contato@casamafalda.org
Site: casamafalda.org
agência de notícias anarquistas-ana
Guardei para você,
num verso de porcelana,
as flores da manhã.
Eolo Yberê Libera
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!