Data: 22 de abril de 2016
Cidade: Castro Urdiales
Lugar: Casa do Mar, Rua Ardigales, 10.
Das mãos da Associação Cultural “Roberto El Pirata”, teremos a realização da Oficina de Autodefesa Obreira, pelo militante da CNT Enrique Hoz.
Autodefesa é, segundo dicionário da R.A.E: Defesa própria, individual ou coletiva, em inglês, selfdefense.
Todos nós conhecemos os olhares daqueles que creem que não podem, ou, o que é pior, não devem praticá-la (a autodefesa). O vemos nele que nos serve o café pela manhã, esse que já não espera obrigado e faz tempo que se esqueceu da gorjeta; o vemos na caixa de supermercado, para quem o “bom dia” faz parte da oratória publicitária da casa; no olhar da cabeleireira que corta nosso cabelo vez ou outra (tantas dificuldades onde as horas passam muito, muito lentamente). Também o vemos nas conversas em nosso entorno, pois o preguiçoso de ontem hoje se converte em um prego ardendo se agarrando para sobreviver.
Outros olhares, do outro lado, nos mostram, ao contrário, o êxtase ganancioso dos patrões. O gozo sádico dos chefinhos e demais membros de sua laia: são os que conjugam perfeitamente os verbos explorar, roubar, matar (pois há muitas maneiras de matar).
Pois bem, para nós, explorados, alguns verbos não conjugamos; verbos como claudicar, transigir, contemporizar, por difícil que pareça em princípio. Para isso e para demonstrar que nosso sindicato é nossa melhor ferramenta de luta, está conosco antes do Primeiro de Maio, no próximo dia 22 de abril, o companheiro Enrique Hoz.
Desde o “Roberto El Pirata” os convidamos para participar de nossa oficina de autodefesa obreira.
Saúde e Liberdade!
Fonte: https://www.facebook.com/Asoc-Cultural-Roberto-El-Pirata-509931199041236/?fref=ts
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Trezentos quilômetros
Para não vos contemplar –
Mangueiras da minha infância!
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!