De acordo com pesquisa da Fundação sueca antifascista e antirracista Expo (expo.se), a União Europeia financiou com 600.000 euros, no ano de 2016, o agrupamento de partidos fascistas “Aliança pela Paz e Liberdade” (APF – Alliance for Peace and Freedom), membro pleno da qual é a Aurora Dourada. Ao todo 2,3 milhões de euro foram dados entre 2014-2016 a partidos da extrema-direita europeia, apesar das promessas dos órgãos institucionais da UE de que seriam tomadas todas as medidas necessárias para “não serem financiados partidos antidemocráticos”.
Supõe-se que em 2014 a UE havia decidido pelo endurecimento dos termos de financiamento dos partidos de extrema-direita. Contudo, com a determinação assinada pelo presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz, em 22/10/2014 em Estrasburgo, foi decidido que as novas regras não seriam colocadas em vigência antes dos primeiros meses de 2017. É essa “janelinha” legal que a Aurora Dourada e o agrupamento de partidos a que pertence exploraram para conseguir seu financiamento com 600.000 euros somente em 2016. Parte desse dinheiro será usado para a organização de um encontro de partidos nazistas/fascistas em Estocolmo em maio de 2016, organizado pelo “instituto” da APF, Europa Terra Nostra (Europa Nossa Terra).
Presidente da “Aliança pela Paz e Liberdade” é o fascista italiano, diretor da Forza Nuova, Roberto Fiore, e vice-presidentes o réu, ex-deputado da Aurora Dourada, Artemis Matthaiopoulos e o presidente afastado do fascista British National Party, Nick Griffin.
Recordamos aqui que o financiamento da Aurora Dourada pelo Parlamento Grego, no que toca o financiamento de partidos (e não de deputados), foi suspenso por causa da acusação penal contra si como “organização criminosa”.
> Foto: Voigt, Michaloliakos e Fiore: três nazistas subvencionados pela União Europeia
> Leiam toda a pesquisa da expo.se: “Mais de 2 milhões de euro em subvenções da UE concedidos a fascistas”: http://expo.se/2016/over-two-million-euros-in-eu-subsidies-granted-to-fascists_7074.html
Tradução > Miguel Sulis
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
vela acesa
testemunha olhares
sobre a mesa
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!