Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Maio / 10 / [Espanha] Família obtém restituição de corpos de combatentes da Guerra Civil espanhola

[Espanha] Família obtém restituição de corpos de combatentes da Guerra Civil espanhola

By A.N.A. on 10 de Maio de 2016

espanha-familia-obtem-restituicao-de-corpos-de-c-1

 

A justiça espanhola autorizou pela primeira vez a exumação dos corpos de duas vítimas republicanas da guerra de Espanha, enterradas no mausoléu no qual está o ditador Francisco Franco, anunciou a magistratura num comunicado referido pela agência France-Presse (AFP).

O tribunal de San Lorenzo de El Escorial, município da região de Madrid no qual está instalado um monumento aos mortos da guerra civil, ordenou num decreto datado do dia 30 de março, “a devolução dos restos mortais dos irmãos Lapeña Altabas à sua parente Maria Purificacion Lapeña Garrido depois das suas identificações para lhes dar uma sepultura digna.”

A decisão vem quase 80 anos depois do início da guerra civil hispânica, que decorreu ente julho de 1936 e março de 1939.

O “Valle de los Caidos” (Vale dos que caíram) foi construído entre 1940 e 1958 pelo regime nacionalista franquista e abriga os corpos de milhares de vítimas da guerra civil, nacionalistas ou republicanos, entre os quais o de Francisco Franco.

Maria Purificacion Lapeña Garrido pediu, em setembro de 2015, ao tribunal daquele município a exumação dos corpos do avô e do tio-avô, Manuel e Antonio-Ramiro Lapeña Altabas.

Ambos militantes anarquistas, os irmãos foram fuzilados e enterrados em Aragão numa vala comum em 1936. Em 1959, os seus restos mortais foram transferidos para o monumento “Valle de los Caidos” sem o consentimento da família.

Várias dezenas de milhares de desaparecidos, mortos durante a guerra civil ou a repressão que surgiu depois da vitória de Francisco Franco, jazem ainda em valas comuns. Em 2007, sob um governo socialista, foi votada uma “lei para a memória histórica” que permite às autoridades públicas ajudarem as famílias a encontrar e recuperar os corpos das vítimas.

O governo de Mariano Rajoy, no poder desde 2011, recusa financiar esta lei que acusa estar a abrir feridas do passado.

> Imagem: fotos dos irmãos Manuel e Antonio-Ramiro Lapeña Altabas fuzilados em Aragão em 1936.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/12/15/unico-banco-de-dna-de-desaparecidos-na-espanha-luta-contra-tempo/

agência de notícias anarquistas-ana

A lua minguante
procura com quem falar
na boca da noite

Ronaldo Bomfim

Posted in Espanha, Geral, Guerra e Militarismo, Movimentos Políticos & Sociais, Repressão | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

  2. Raphael Cruz em Café com Anarquia #1 | “Sacudamos o tédio. Anarquia, ciência, corpo”, de Camillo Berneri13 de Fevereiro de 2026

    Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…

  3. Ilan Shalif em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…

  4. Herik em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.

  5. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários