No dia 1º de Maio, cerca de 50 pessoas apareceram numa manifestação em Chicago organizada pelo Chicago Anarchist Black Cross [Cruz Negra Anarquista de Chicago]. A marcha começou em Douglas Park, no lado oeste de Chicago, e tomou as ruas seguindo ao nordeste, em direção ao centro da cidade. Durante o caminho, a marcha passou pelo centro de detenção de jovens e fez um barulho para aqueles trancafiados lá dentro. Eles foram recebidos com batidas altas nas janelas daqueles trancados lá dentro.
Infelizmente, devido à quantidade crescente de presença policial, a marcha teve que se mudar rapidamente e continuar caminhando para o centro. Quando a marcha seguia em frente em direção ao centro comercial do distrito, a presença policial aumentou significativamente (que surpresa!). Ao chegar ao centro da cidade, a marcha parou para fazer um ato barulhento em frente ao Centro Correcional Metropolitano. Em resposta, os que estavam lá dentro bateram nas janelas e piscaram as luzes das celas por cerca de 20 minutos. Depois de mostrar sua solidariedade às pessoas trancafiadas no presídio federal, a marcha continuou andando. Vendo o aumento da presença policial, foi decidido que seria melhor se encontrar com uma marcha maior que se reunia em frente à Trump Tower. Infelizmente, a marcha nunca chegou lá.
Pouco depois de deixar o Centro Correcional Metropolitano e ser empurrada para as calçadas, a polícia cercou e confinou a marcha num espaço fechado e prendou com violência 19 indivíduos. Todos foram acusados de mau comportamento por obstrução da justiça, e uma pessoa foi acusada de destruição de propriedade do governo. Todos os indivíduos acusados por mau comportamento foram liberados mais tarde na mesma noite e estão agora aguardando julgamento.
Após ser detido por quase 48 horas, o indivíduo acusado criminalmente compareceu ao tribunal e lhe foi definido um ridículo valor de fiança de 10 mil dólares, além de um monitor eletrônico. No momento em que esse texto foi escrito, o indivíduo acusado criminalmente estava aguardando liberação da prisão domiciliar depois de depositar os 10 mil dólares exigidos como fiança. Agradecemos ao Chicago Community Bond Fund por toda sua ajuda com a arrecadação de dinheiro, tornando isso possível!
Apesar da marcha ter sido violentamente atacada pela polícia de Chicago, isso não levou embora a proposta da marcha. Os manifestantes demonstraram efetivamente sua solidariedade àqueles atrás dos muros da prisão, recuperam as ruas e fizeram a sua presença conhecida na cidade onde isso tudo começou. Somado a isso, quando chegou a hora de apoiar aqueles que foram detidos, as pessoas se juntaram de uma maneira bonita. Enquanto houve sucesso em algumas áreas, fomos deixados também com algumas questões.
Como nós podemos estar melhor preparados nas ruas? Sabendo em conta que a polícia de Chicago é notoriamente violenta e opressiva, como que isso figura na nossa estratégia tática em geral? Estamos em melhor situação nos juntando às marchas liberais mais amplas ao invés de sermos brutalmente atacados em nossos próprios termos? Muitas dessas coisas poderiam ter sido abordadas a partir de uma melhor comunicação antes de tomar as ruas. Seguindo em frente, é importante comunicarmos nossas estratégias uns com os outros antes das ações se realizarem e ajudarmos uns aos outros para aprendermos como usar as ferramentas ao nosso dispor para nos defendermos. Fazendo isso, podemos aumentar nossa segurança nas ruas e nos defender das táticas de agarrar e puxar da polícia.
Fonte: https://itsgoingdown.org/chicago-may-day-report-back/
Tradução > Jorge Holanda
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/14/eua-informe-sobre-o-1o-de-maio-em-seattle/
agência de notícias anarquistas-ana
Ao redor do fogo
conversa fiada
tecendo o tempo!
Tânia Diniz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!