Por Berianne Bramman
Se você conhecia Jef Smith, você sabia que o cara sabia falar. Muito. Com qualquer um. E se você falava com Jef Smith, você rapidamente conhecia sobre suas muitas paixões: Ficção Especulativa, Política Radical, Música Indie, coisas legais que seus amigos estavam fazendo, métodos de sobrevivência num apocalipse zumbi e seguir a vida sem usar propriamente “calças” – para nomear algumas.
O que você poderia não aprender imediatamente é que Jef gastou a maior parte de sua vida entrando e saindo de hospitais devido a uma grande variedade de doenças debilitantes. Ao invés de coletar simpatia para si mesmo, ele escolheu trabalhar em trazer um pouco mais de felicidade e justiça para o mundo.
Durante o curso de sua vida, ele foi um apoiador ativo do Anti-Racist Action Chicago (Ação Anti-Racista de Chicago), foi organizador do Chicago Anarchist Defense Fund (Fundo de Defesa Anarquista de Chicago) e um membro resoluto do Think Galatic (Pense Galático), um grupo de leitura que discutia livros com uma análise radical esquerdista. Ele era uma presença constante na convenção de ficção feminista, Wiscon – onde ele era visto em painéis de palestrantes, fazendo recepção em festas ou trabalhando no saguão de vendas. Ele também era o ímpeto por trás da equipe do Think Galactic, montando sua convenção bi-anual (Think GalcticCon) – que focava em ativismo cross-pollinating (de polinização cruzada) e fandom por meio de massivas quantidades de discurso.
Jef trabalhou por uma década na IPG, uma distribuidora de livros independente – que o ajudou a aprofundar suas conexões no mundo dos livros. Ele foi um evangelista para muitas editoras pequenas e inteligentes, como a Tachyon, o No Media Kings e especialmente a PM Press – com quem ele continuou trabalhando e imprimindo, mesmo depois que seus problemas de saúde tornaram seu trabalho em escritório impossível. Durante este mesmo tempo, ele concebeu e trouxe a existir a antologia feminista SF, Sisters of the Revolution (Irmãs da Revolução) – simplesmente porque ele pensava que uma coisa como esta deveria existir.
Jef Smith morreu de câncer na última semana e o mundo Anarco-geek perdeu um emissário. O resto de nós, que o conhecia, perdeu um camarada profundo, solidário, maluco e perspicaz, além de amigo. Ele fará extrema falta.
Tradução > PF
agência de notícias anarquistas-ana
De manhã cedinho
Ouço barulho de carros
De pássaros, nunca!
Carolina Correia Della Santina, 12 anos
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...
Tudo bla,bla,bla...porque não se faz um post comentado a degradação durante o bozo. 🤪🤪🤪🤦
Olá, me chamo Vitor Santos e sou tradutor. Posso traduzir do Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Catalão. Inversamente, somente do…