Uma caminhada contra a gentrificação tomou as ruas de Saint-Henri na noite de 28 de maio de 2016. Cerca de 30 pessoas, todas Black Blocs, caminharam pela rua Notre-Dame e saquearam a boutique e mercearia yuppie “Le 3734”. Como a maioria da multidão se mantinha de olho na rua, fora da loja, algumas pessoas entraram e encheram mochilas com salsichões, queijos, xarope de bordo e outros itens.
Enquanto isso, a loja foi redecorada com grafite, onde se podia ler “Foda-se o império” e cartazes que comunicavam algumas das intenções por trás da ação. Depois das bombas de fumaça jogadas pela frente e por atrás da multidão na Notre-Dame, as pessoas se dispersaram através dos trilhos do trem antes que a polícia pudesse chegar e nenhuma prisão foi feita. Nos dias seguintes, nós redistribuímos a comida para as pessoas na vizinhança que regularmente não têm acesso aos alimentos. O cartaz deixado na loja dizia o seguinte:
“Com a chegada dos condomínios em Saint-Henri, uma infinidade de empresas caras, restaurantes modernos e mercearias burguesas chegaram também. No entanto, apesar desta abundância de alimentos, o bairro permanece praticamente um deserto de alimentos para pessoas com pouco dinheiro. Que paradoxo é viver em um mundo que produz tanta comida, mas que não é acessível para aqueles que estão com fome!
No dia 28 de maio, nós tentamos recalibrar as coisas um pouco, na medida das nossas possibilidades. Colocamos máscaras para proteger nossas identidades, entramos em uma dessas empresas extravagantes, levamos tudo o que podíamos e saímos para redistribuir os bens alegremente pelo bairro. Inspirados pelas recentes ações contra a polícia em diferentes bairros e sabendo que os policiais seriam chamados para mostrar-se e proteger os proprietários burgueses, trouxemos o que precisávamos para nos proteger.
Todxs merecem comer bem e há comida suficiente para todo mundo! É com grande prazer que organizamos esse saque, que é um tapa na cara das forças que empobrecem e nos fazem passar fome. Convidamos todxs a fazer o mesmo!
Vida longa à desgentrificação!
Esta noite faremos um grande banquete, celebramos com cumplicidade e abundância!”
Fonte: https://itsgoingdown.org/long-live-de-gentrification-black-bloc-loots-yuppie-store/
Tradução > Graziela Massonetto
Conteúdo relacionado:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Árvore curvada
tentando catar folhinhas
caídas no chão.
Lena Jesus Ponte
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!