Por Yarince Pérez
“La Rizoma” é uma casa cultural localizada na Colônia Miguel Bonilla que utiliza seu espaço para exibições de arte, apresentações de filmes, oficinas e outras iniciativas. Conta com um pequeno centro de estudos e uma biblioteca onde se pode encontrar exemplares (tanto em inglês quanto em espanhol) de política, feminismo, ecologia, arte e literatura em geral. Na casa também há espaço para a produção urbana de alimentos e um banco de sementes. Fieis à sua tendência anticapitalista, todos seus eventos são gratuitos e facilitados voluntariamente.
Fundada com ideias de horizontalidade, cooperativismo e políticas anarquistas, pretende ser um laboratório de ideias, ações e debates. Os tipos de oficinas que se organizam na casa pretendem introduzir diferentes relações e sensibilidades à vida diária. Como exemplo disso, estão a conversação sobre a Nova Ordem Mundial realizada no início desse ano e a oficina de Organização Horizontal para Coletivos e Cooperativas, realizado também no início desse ano. As publicações dessa casa geralmente se apresentam no blog “Dissensus Nicaragua”, recentemente conhecido pelo seu artigo sobre os Mendigos e a Gentrificação Social.
Atualmente os residentes e codiretores do “La Rizoma” são Gabriel Setright (conhecido como Miranda das Ruas) e Itzá Martinez de Eulate. Para conhecer um pouco dos codiretores: Gabriel estudou Psicologia e Filosofia nos Estados Unidos, colaborando com organizações anarquistas de justiça social, queer e ambiental; em seu tempo livre gosta de escrever, ler e produzir arte. Itzá estudou Engenharia Ambiental na UCA, trabalhando neste campo em uma empresa privada, organizações não governamentais e para o Estado. Atualmente ministra oficinas sobre Cultivo Biointensivo de Alimentos. Mas, não é demais ressaltar que o trabalho dessa cooperativa é facilitado por um “Comitê Invisível” conformado por vários membros que sempre permanecerão anônimos.
A arte é um dos eixos centrais da casa, razão pela qual se facilitaram: concertos acústicos, microfones abertos, performances de música e dança (experimental e contemporânea) nas quais participaram Merlot e Duende, Carlos Delgadillo, Omar Rios, Franco Gonzáles, Aurora Sandino, Tefi Arce, Esteselanimo, etc. Além de música, a casa foi sede de exibições como: “Una Forma”, produzida por Daniel Dilger e Giovannina Siqueira em colaboração com mulheres da comunidade Amak e, ainda, “Parasitios en la Rizoma: Un borrador”, produzida por Andrea Icaza.
O que é um Rizoma?
“La Rizoma”, como conceito é uma teoria criada pelos filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari, que significa um modelo/diagrama sem centro, subterrâneo, fluído, interconectado, ativo e em constante movimento. Especificamente um rizoma é um território botânico para explicar um sistema de raízes que cresce horizontalmente ao invés de verticalmente, como o gengibre, a cúrcuma, a internet, todos são rizomas. Um conceito facilmente aplicável aos valores desta cooperativa: Horizontalidade, Experimentação e Interconexão.
Um aspecto importante desse centro é sua política de construir um espaço seguro. Dentro da casa não se toleram o patriarcado e suas expressões sexistas e capitalistas. Como organização feminista também distribuem preservativos e tampões gratuitamente. Como o espaço é frequentemente visitado por pessoas que desejam descansar e escapar da cidade sem sair dela, também possui quartos que são ocupados por mochileirxs, investigadorxs e diversos visitantes.
Em um futuro próximo o “La Rizoma” como coletivo e centro pretende se expandir para o campo e começar um refúgio para animas humanos e não-humanos que sirva como espaço de sanação e onde se possa viver alternativas ao capitalismo. Nessa comuna também se estabeleceria uma universidade de artes para pessoas de todas as idades.
No mês de Junho, em que se celebra o primeiro ano dessa experiência, estará cheios de eventos: uma exibição de arte, oficina de cultivo Bio-Intensivo, Benção de úteros, dias de leituras, e muito mais.
Se desejam colaborar para montar um projeto, não duvidem em nos escrever.
Contato: larizoma.nicaragua@gmail.com
Facebook: La Rizoma Nicaragua e Dissensus Nicaragua
Endereço: Colonia Miguel Bonilla, del Bar Esquina Fiel, 3 Cuadras al Sur, ½ Cuadra Arriba. Casa #129
Fonte: http://www.managuafuriosa.com/la-rizoma-esta-cumple/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Eu acordo
contando as sílabas;
o haikai ri
Manuela Miga
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!