O confronto entre os Antifas de Sacramento e o Traditionalist Youth Network [Rede da Juventude Tradicionalista] / Traditionalist Workers Party [Partido dos Trabalhadores Tradicionalista] e outros grupos nazistas e da KKK atingiu seu ponto mais quente hoje (26/06), com relatos dizendo que pelo menos cinco pessoas foram esfaqueadas e dezenas ficaram feridas. A manifestação da Juventude Tradicionalista tinha o intuito de protestar contra a “globalização” e o multiculturalismo, e foi encorajada pela recente votação pelo Brexit [no Reino Unido] e pelo crescimento meteórico de Donald Trump. A Juventude Tradicionalista é o projeto de organização do conhecido nacionalista branco Matthew Heimbach, que tenta ligar a jovem Alt Right [Direita Alternativa] com grupos mais estabelecidos da margem racista radical.
O evento deles tinha o intuito de acontecer no edifício do capitólio da Califórnia, com antifas se organizando para confrontar imediatamente o evento. Os oficiais eleitos de dentro decidiram recuar para o porão do prédio por medo de confronto, e às 11h45 ligou-se para a emergência [socorro médico] pela primeira vez por conta de ferimentos que precisavam de transporte para o hospital. Tijolos foram arremessados, havia bastões de baseball voando e socos se espalhavam no ar enquanto se seguia uma batalha de rua. A polícia chegou em seus trajes “antimotim” para dispersar a multidão, usando as armas “menos letais” contra os manifestantes que enfrentavam os organizadores da Juventude Tradicionalista.
Nesse momento, parece que a maioria daqueles que foram feridos estavam do lado dos neo-Nazi, enquanto que os contra-manifestantes vieram preparados para o confronto e buscavam que o evento fosse cancelado. Os antifascistas vindos em massa excederam radicalmente o número do contingente da Juventude Tradicionalista, enviando a mensagem de que Sacramento não seria um refúgio seguro para o extremismo que eles representam.
Como mostra o vídeo, o confronto em si irrompeu em uma “briga” quando o confronto aberto entre antifascistas e nazistas tomou a forma de guerra de rua. Esse foi um dos confrontos mais vivos em anos, eclipsando o recente comício da KKK na Califórnia do Sul e com as ações dos protestos ameaçando acabar com as aparições de Donald Trump no Sudoeste do país e na Costa Oeste. Como sempre, a polícia estava lá principalmente para proteger o contingente nazista que crescia temeroso com a crescente presença antirracista que o cercava.
Compilamos abaixo alguns vídeos que registram a ação, de forma que você pode ter uma noção do que aconteceu e da forma que tomou o confronto de manifestantes.
Você pode fazer aqui (rally.org/june26th) uma doação para os esforços de arrecadação dos Antifas de Sacramento, do qual eles podem precisar para gastos médicos e custos legais.
Vídeos:
https://twitter.com/ABC10Frances/status/747135467762507776/video/1
http://fox5sandiego.com/2016/06/26/multiple-people-stabbed-at-neo-nazi-rally-in-sacramento/
Tradução > Jorge Holanda
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
cada haikai
uma nova peça
num quebra-cabeça sem fim
George Swede
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!