Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 01 / [Grécia] Contra a Eurocopa 2016

[Grécia] Contra a Eurocopa 2016

By A.N.A. on 1 de Julho de 2016

grecia-contra-a-eurocopa-2016-1

 

Texto do local anarquista-antiautoritário Antipnoia.

Aparte dos memorando, guerras e desarraigamento, o verão de 2016 tem a Eurocopa [na França] e os Jogos Olímpicos [no Brasil]. Em condições de crise sistemática, o totalitarismo moderno se aprofunda constantemente, o estado de emergência se faz permanente, o totalitarismo parlamentar se fortalece, e os patrões se voltam cada vez mais gananciosos.

A mercantilização do esporte é total, e se pode notar desde o clube desportivo mais pequeno até as multinacionais que tem comprado equipes em todos os esportes. Promovendo como consequência os princípios de antagonismo e da vaidade, os atletas se converteram em umas caricaturas de promoção (publicidade) das oportunidades que oferece o capitalismo a todas e todos. Basta com que esteja disposto a dar tudo.

Em concreto, quando falamos de eventos esportivos de grande alcance, os interesses são ainda maiores, ainda mais globais. Os eventos de tal alcance constituem a melhor oportunidade para o Estado e o Capital para eliminar os direitos trabalhistas e para intensificar o trabalho. O resultado disso é o aumento explosivo dos acidentes de trabalho, a abolição dos acervos [conquistas] e da desvalorização da mão de obra. Ao mesmo tempo, são aplicadas umas leis novas. São umas leis que diariamente se caracterizam pela limitação de nossas liberdades, por mais controle e por mais multas. Toda esta rede, que conduz a exacerbação da exploração pelo sistema estatal-capitalista, se promove através de invenções ideológicas como a unidade nacional, o voluntarismo, etc.

Regressando ao presente, vemos que todos estes elementos que se caracterizam diacronicamente a eventos como a Eurocopa, a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos, hoje se vêem mais claramente.

Na França, com o pretexto da organização da Eurocopa em junho e do Tour de França (ciclismo) em julho, foi aprovada uma prorrogação ao estado de emergência, imposto com o motivo dos ataques do EI [Estado Islâmico] em Paris. Na França do desafio e dos enfrentamentos com as forças de repressão e do autoritarismo, as luzes dos estádios escurecem a realidade das centenas de manifestantes e grevistas, das refinarias bloqueadas, da ofensiva por todos os lados do Estado e da patronal aos direitos trabalhistas, e da presença permanente do Exército nas ruas.

Ao mesmo tempo, se vai celebrar os Jogos Olímpicos no Brasil das favelas evacuadas e destruídas, dos mortos e dos presos da insurreição estalada e estendida faz tão só dois anos por causa da Copa do Mundo [de futebol], da pobreza e da indigência crescentes. A instabilidade política, a corrupção e o saqueio da riqueza pública, tem que se esconder sob o manto do “espírito olímpico”, dos recordes e do turismo.

Por nossa parte, nos colocamos do lado dos que lutam e dos que sofrem a opressão e a exploração. Reclamamos nas ruas e nas praças, contra a mercantilização do esporte, contra a unidade nacional. Lutamos por um mundo de igualdade, solidariedade e liberdade, de uma maneira auto-organizada, sem mediadores e hierarquias.

Solidariedade com os insurgentes na França que lutam contra a nova lei trabalhista e contra a imposição do estado de emergência. Solidariedade aos de baixo no Brasil, que estão recebendo a ofensiva constante do Estado e da patronal.

Local anarquista-antiautoritário Antipnoia

O texto em grego:

http://stekiantipnoia.espivblogs.net/

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/contra-la-eurocopa/

Tradução > Renato Brando

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/07/franca-apelo-a-perturbar-a-euro-2016/

agência de notícias anarquistas-ana

Canta alegre o sabiá
faz folia o bem-te-vi
— natureza assovia

Rogério Viana

Compartilhe:

Posted in Esportes, Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários