José Gran López foi um símbolo na defesa dos direitos dos trabalhadores de Vinalopó.
O eldense José Gran López “Blaky”, histórico sindicalista anarquista da CNT-FAI, foi enterrado hoje (27/06), aos 75 anos de idade, depois de lutar contra grave enfermidade por longos anos.
Casado, e pai de quatro filhos, deixa um amplo legado na defesa dos direitos dos trabalhadores ante o movimento anarcossindicalista.
O enterro ocorreu na manhã de segunda-feira, no cemitério “Virgen de los Dolores”, onde mais de duzentos membros da Federação Anarquista Ibérica – FAI, procedentes de diversos pontos, desfraldaram seus símbolos e bandeiras, proferindo discursos e cantando canções próprias da luta obreira.
O caixão de “Blaky” também permaneceu coberto por uma bandeira da FAI desde que chegou a capela de Elder-Petrer, procedente do hospital geral universitário de Elda. A mesma bandeira que levou nos ombros durante dezenas de manifestações é a mesma com que foi enterrado.
• Foto: “Blaky”, o primeiro da direita, em uma manifestação de 2001.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Girassol na tarde
se curva em reverência:
o sol se vai.
Anibal Beça
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata