Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 06 / [Espanha] Exposição fotográfica: O olhar de Kati Horna – Guerra e Revolução (1936-1939)

[Espanha] Exposição fotográfica: O olhar de Kati Horna – Guerra e Revolução (1936-1939)

By A.N.A. on 6 de Julho de 2016

espanha-exposicao-fotografica-o-olhar-de-kati-ho-1

 

Em 2016 se completam 80 anos do golpe de estado que ceifou a vida e ilusões de grande parte dos espanhóis e espanholas. Nós da CGT queremos recordar sua memória através de quem soube retratar-lhes com grande maestria.

Kati Horna é sem dúvida uma das criadoras mais incomuns e autênticas do século XX.

“Uma Operária da Fotografia” como se definia ela mesma.

Era uma mulher feminista, solidária e libertária comprometida com seu tempo e sua arte, que teve o valor de ser nossos olhos, os das pessoas anônimas e dignas que vivemos na retaguarda.

Não a interessava a morte nem a crueldade, nunca as mostra abertamente, mas sim a dignidade da população que resistia à guerra. Diante do espetáculo dos corpos desmembrados, o sangue e o campo de batalha, Horna nos apresenta um espaço de reflexão sobre a guerra e suas consequências sobre a população civil.

Pacifista e anarquista, sua fotografia representa a memória do cotidiano. E nessa cotidianidade, [representa] sempre a presença das MU-LHE-RES: as mães combativas, as milicianas, as “mulheres livres”, as garotas e as anciãs.

Fotografou os coletivos, comitês de gestão da produção nas empresas, ocupação de igrejas e edifícios… a revolução que tentava criar as bases para a instauração de uma nova sociedade libertária.

Kati Horna não quis publicar em grandes revistas, só o fez em publicações anarquistas comoUmbral, Tierra y Libertad ou Mujeres Libres e sua memória está isenta do glamour de alguns de seus companheiros. Mas o legado de seu trabalho chegou até hoje, nos abrindo uma janela pela qual observar as ilusões daqueles que acreditaram que outro mundo era possível, e tanto lutaram para alcançá-lo.

• Exposição Fotográfica •

O Olhar de Kati Horna

Guerra e Revolução (1936-1939)

De 1 a 15 de julho de 2016

Centro Municipal de las Artes

Pl. de Quijano, 2 – Alicante

Vídeo da abertura da exposição: https://www.youtube.com/watch?v=YLCOS9Vswvk

Fonte: http://rojoynegro.info/articulo/memoria/cgt-pv-recupera-la-obra-la-fot%C3%B3grafa-h%C3%BAngara-kati-horna-una-muestra-el-centre-munic

Tradução > PF

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/05/27/espanha-livro-kati-horna-constelacoes-de-sentido-de-lisa-pelizzon/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/06/16/franca-a-fotografa-anarquista-que-nao-quis-ser-famosa/

agência de notícias anarquistas-ana

talvez o hiato
a falta certa
a mata verde e o poeta

Kátia Ribeiro de Oliveira

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Guerra e Militarismo, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  2. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  3. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

  4. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  5. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários