Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 15 / [Espanha] Madri: Adeus Emma, adeus companheira

[Espanha] Madri: Adeus Emma, adeus companheira

By A.N.A. on 15 de Julho de 2016

espanha-madri-adeus-emma-adeus-companheira-1

 

A atriz, roteirista e escritora Emmanuela Beltrán Rahola, mais conhecida como Emma Cohen, faleceu ontem [11/07] aos 69 anos, vítima do câncer.

Hoje, quando quase todos os meios recordam Emma por sua união com genial Fernando Fernán Gomez, do sindicato queremos recordá-la por sua implicação, junto ao próprio Fernando e outros companheiros e companheiras, no relançamento do sindicato de Espetáculos Públicos da CNT na década de 70, e também por sua férrea aposta pela liberdade de expressão, que a levaria a sofrer feridas durante um ataque da tropa de choque (os antidistúrbios) contra um ato organizado pela CNT em 1979 com esse objetivo. Igualmente por sua luta em defesa dos direitos dos atores e atrizes e por sua teimosa dignidade. Não a incomodava desnudar-se nos momentos de despir, pois “todos viemos desnudos a este mundo”. O que nunca consentiu foi que a tomassem por mulher objeto; é célebre sua bronca com o diretor Ignacio F. Iquino, que a contratou para a filmagem de ‘Chicas de alquiler‘ (Meninas de aluguel), querendo fazê-la uma estrela pornô e contra o qual Emma montou um soberano escândalo abandonando a filmagem e não voltando nunca mais.

Com o tempo, Emma abandonou o sindicato, mas nunca suas ideias libertárias. Era uma mulher culta, libertada, sem preconceitos, que conhecia todos os prós e contras do mundo do espetáculo, seja cinema, teatro ou televisão… mas sobretudo, uma companheira comprometida com seu tempo.

Hoje nos abandonou seu corpo, mas em nossas retinas sobrevivem suas atuações emNosostros que fuimos tan felices, de Antonio Drove; Bruja más que bruja, de Fernando Fernán-Gómez; Tigres de papel, de Fernando Colomo (onde interpretou uma anarquista, ela que tinha carteirinha da CNT); Mambrú se fue a la guerra; El viage a ninguna parte; El mar y el tiempo… e, porque não, sua atuação em Caponata en Barrio Sésamo, que tão popular foi para as crianças dos anos 80. Também ficam para a posteridade suas inumeráveis novelas e escritos.

Do sindicato de Artes Gráficas, Comunicação e Espetáculos da CNT, lamentamos a perda de Emma e nos unimos na dor de suas/seus mais próximas/os.

Que a terra te seja leve, companheira.

Sindicato de Artes Gráficas, Comunicação e Espetáculos de Madrid – CNT

graficasmadrid.cnt.es

Tradução > PF

agência de notícias anarquistas-ana

silêncio profundo —
só o respirar das flores
no sopro da brisa

Leonilda Alfarrobinha

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  2. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  3. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  4. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

  5. Ariel em O Brasil desenvolveu a terceira maior bomba termobárica do mundo7 de Dezembro de 2025

    E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários