Em 19 de julho de 1936, homens e mulheres com armas na mão, saíram às ruas de toda a Espanha para impedir um golpe militar coordenado pela direita militarista e clerical. A partir deste dia, há oitenta anos inciava-se uma das experiências revolucionárias mais profundas e intensas: a economia no campo e nas indústrias foi organizada pelos próprios trabalhadores, sem chefes ou patrões; a questão da emancipação feminina foi posta como ponto central na luta pela emancipação social; e a educação foi reorganizada em busca da libertação e não mais da opressão.
Para relembrar a Revolução Espanhola e discutir a importância do seu legado, a Biblioteca Terra Livre organiza o “Ciclo 80 anos da Revolução Espanhola”. Serão três exibições de vídeos seguidas de debate em três datas diferentes.
O início do ciclo será no dia 19 de julho, terça-feira, às 19h, com a exibição de “Viver a Utopia”, documentário com entrevistas de participantes da Revolução Espanhola.
Após a exibição, haverá debate sobre a Revolução Espanhola, com a Biblioteca Terra Livre.
ONDE: Espaço Cultural Mané Garrincha (Rua Silveira Martins, 131, sala 11 – próximo a saída Poupatempo do Metrô Sé, São Paulo, SP).
EVENTO no FB: https://www.facebook.com/events/1319554998059337/
Outras atividades do Ciclo 80 anos da Revolução Espanhola
25 de julho – “A língua das mariposas” – filme inspirado nas práticas pedagógicas anarquistas que ocorreram na Espanha. A CONFIRMAR
31 de julho – “Indomáveis” – documentário sobre as “Mujeres Libres”, grupo especificamente feminino que atuou na Revolução Espanhola. Domingo, às 15h no CDC City Lapa – (Rua Sepetiba, 660, Lapa – São Paulo, SP).
EVENTO: https://www.facebook.com/events/941363382676124/
Venha participar!
Biblioteca Terra Livre
bibliotecaterralivre.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
livros cheios de palavras
estantes cheias de livros
colhi este instante
João Angelo Salvadori

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!