Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 21 / [Joinville-SC] Uma leitura para lembrar os 80 anos da Revolução Social na Espanha

[Joinville-SC] Uma leitura para lembrar os 80 anos da Revolução Social na Espanha

By A.N.A. on 21 de Julho de 2016

joinville-sc-uma-leitura-para-lembrar-os-80-anos-1

 

A presente semana é um importante momento para lembrar o povo espanhol em resistência ao capitalismo e ao fascismo nos anos de 1936-39. Por isso, ontem [19/07], no Galpão de Teatro da AJOTE [Associação Joinvilense de Teatro], um grupo de 11 associadas/os e amigas/os da entidade, realizou a leitura da peça Os fuzis da Senhora Carrar, de Berltolt Brecht. O público presente girou em torno de 50 pessoas.

A obra, escrita em 1937, é um drama social extremamente atual. Afinal, em 2016, o Brasil vive com golpes nos direitos conquistados com muita luta, temos falsos defensores de uma suposta neutralidade e a criminalização do protesto e pobreza.

O evento foi uma ação importante na construção das memórias combativas. Pois, além de lembrar a luta popular contra a classe dominante, a atividade instigou um debate sobre o teatro que toma partido dos oprimidos e das oprimidas. Neste contexto, a AJOTE tem realizado um importante protagonismo político na perspectiva de dialogar com os movimentos sociais e o povo da cidade.

Fonte: https://sinaisdasruas.wordpress.com/2016/07/20/uma-leitura-para-lembrar-os-80-anos-da-revolucao-social-na-espanha/

agência de notícias anarquistas-ana

velho haicai
séculos depois
o mesmo frescor

Alexandre Brito

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Brasil, Economia, Educação, Espaços Autônomos, Espanha, Geral, Guerra e Militarismo, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Joinville-SC

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários