Este trabalho é uma pequena imersão antropológica na experiência das mulheres que participaram na luta dos grupos autônomos libertários durante a época da Transição democrática. Partindo de uma perspectiva epistemológica feminista, focar a investigação dos testemunhos de mulheres que não tiveram lugar desde o enunciar de seu discurso ou a reflexão de suas vivências implica uma vontade de gerar conhecimento ao redor das distintas violências que sofreram, mas, s obretudo, ao redor de sua luta, das resistências que tentaram e de sua contribuição à história. Além disto, a autora propõe como imprescindível a construção de suas memórias particulares para que estas possam ser incorporadas à memória coletiva de um período e algumas lutas invisibilizadas, para podermos nos aproximar melhor dos feitos e constituir, ao mesmo tempo, imaginários nos quais as mulheres não estejamos excluídas.
Aproximación al papel de las mujeres dentro de los Grupos Autónomos de la Transacción – Testimonios para la reflexión y la memoria.
Irene Cardona Curcó
Editorial Descontrol, Barcelona 2016
250 págs. Rústica 21×14 cm
ISBN 97812345678
9.00€
Tradução > PF
agência de notícias anarquistas-ana
Vôo dos pássaros!
fio costurando ligeiro
o céu ao mar.
Tânia Diniz
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…