Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 28 / [Grécia] Tessalônica: Despejo de três okupas pelas forças repressivas

[Grécia] Tessalônica: Despejo de três okupas pelas forças repressivas

By A.N.A. on 28 de Julho de 2016

grecia-tessalonica-despejo-de-tres-okupas-pelas-1

 

No dia 27 de julho de 2016 a Polícia grega realizou três despejos de okupas na cidade de Tessalônica. Concretamente foram despejadas as okupas Orfanotrofío, Hurriya e a okupa da rua Nike. Esta última, há muito tempo, é um espaço ocupado para refugiados. Orfanotrófio é uma velha okupa já despejada pela Polícia e que fora reocupada ano passado, com o fito de dar abrigo a imigrantes e refugiados de uma maneira autogerida. A okupa Hurriya foi realizada faz apenas poucos dias no centro da cidade e com o mesmo propósito.

Na operação policial se realizaram cerca de 70 detenções e umas 30 retenções preventivas. Os imigrantes, refugiados e nativos que foram detidos foram transladados para a Direção Geral de Polícia de Tessalônica. Já os detidos na okupa da rua Nike (e a melhor das outras duas okupas) serão processados hoje, quinta-feira, 28 de julho, com o procedimen to para delitos flagrantes.

A propósito, a okupa Orfanotrofio foi demolida logo depois de seu despejo. Sob os escombros foram enterrados centenas de medicamentos, alimentos, roupas e artigos de primeira necessidade, destinados para as famílias dos refugiados abrigados na okupa.

Os despejos e as detenções foram antecedidos por demandas apresentadas pela Universidade de Tessalônica, a Igreja e um particular, proprietários jurídicos das três okupas despejadas. Este pogrom vem alguns dias depois de findarem os eventos do No Border Camp, celebrados em vários edifícios ocupados na cidade universitária de Tessalônica. Durante os nove dias que duraram o No Border Camp os meios de desinformação locais e nacionais se dedicaram a uma orgia desinformativa, abrindo o caminho para a repressão.

O Syriza, maior partido da coalizão governamental, lançou um comunicado no qual criticava a ação repressiva da Polícia. Se não se trata de mais um ato dissimulado e uma mostra descarada de hipocrisia, o governo reconhece indiretamente que não controla a Polícia e os aparatos repressivos do Estado. Umas horas depois dos despejos se ocuparam os escritórios de tal partido no centro de Tessalônica e na cidade de Larisa. Concentrações contra a repressão e os despejos ocorreram em Tessalônica e Berea.

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/tesalonica-desalojos-de-tres-okupas-por-las-fuerzas-represivas/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

sopro na orelha
você olhou assustada
a cara do nada

Marland

Posted in Discriminação, Espaços Autônomos, Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais, Repressão | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Marcelo em [Canadá] Ativistas roubam US$ 3.000 em alimentos de um supermercado para redistribuí-los gratuitamente26 de Dezembro de 2025

    Perfeito....

  2. Sílvia em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado17 de Dezembro de 2025

    Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…

  3. Anónimo em A Cortina de Fumaça das ONGs: O Assistencialismo como Braço do Capital e do Estado16 de Dezembro de 2025

    Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!

  4. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  5. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários