Wildcat Anarquist Comics coleta os desenhos de Donald Rooum, principalmente (não significa inteiramente) a partir da série de desenhos animados de longa duração “Wildcat”, publicada no jornal Freedom (Liberdade) desde 1980. Rooum não só fornece piadas mas também faz com que os desenhos sejam eles mesmos cômicos, “obtendo o humor na linha”, provocando o riso, mesmo naqueles que não l eem as legendas ou balões de fala.
Os principais personagens da tira são o Revolting Pussycat, um anarquista de pavio curto furioso e gritante; e o Free-Range Egghead, um intelectual que gostaria que o anarquismo fosse respeitável, mas às vezes parece tolo. Governos, chefes e autoritários são apresentados como palhaços, e muitas vezes também os anarquistas. Esta coleção pensativa e deliciosa inclui tirinhas de The Skeptic e muitos mais, todos belamente coloridos pela primeira vez por Jayne Clementson.
O livro também inclui uma introdução autobiográfica animada, que discute o papel de Rooum no “Caso Challenor” de 1963, em que um policial corrupto planta uma arma em Rooum numa manifestação, e em última análise, resulta na absolvição de Rooum.
Elogio:
“Não é apenas uma obra de um gênio, mas de grande originalidade, usando a comédia impetuosa ultrajante para transmitir ideias sérias… esta técnica estranhamente eficaz de usar farsa absoluta para ficar adentrar defesas intelectuais é bem sucedido em conseguir que nós enfrentemos os desafios que nenhuma mera panfletagem política poderia fazer. E nós anarquistas, com os olhos abertos, devemos aceitar que nós também podemos ser ridículos na busca apaixonada de nossos ideais.” -Tony Gibson, Freedom
Sobre o Autor e Colaboradores:
Donald Rooum, nascido em 1928, tornou-se um anarquista em 1944 e contribuiu com artigos para o jornal anarquista Freedom desde 1947. Ele estudou design gráfico em Bradford, Inglaterra, e seus cartoons foram publicados na imprensa britânica desde 1950. Seus cartoons editoriais têm aparecido em Peace News desde 1962. Sua série de tirinhas “Wildcat” tem aparecido emFreedom desde 1980, e “Sprite” no The Skeptic desde 1987. Em 1963, ele foi acusado de transportar uma arma ofensiva, mas o oficial de acusação cometeu um erro no plantio das provas, e ao tentar salvar a sua própria pele Donald iniciou acidentalmente o celebrado “Caso Challenor”, uma conspiração entre policiais para desacreditar manifestantes não-violentos.
Jay Kinney foi um participante ativo no movimento de quadrinhos underground de 1968 através dos anos 70 e nos anos 80. Ele foi cofundador da sátira romântica cômica Young Lust, fundou e editou o Anarchy Comics, e contribuiu para vários outros quadrinhos. Ele serviu como editor daWhole Earth’s CoEvolution Quarterly antes de fundar Gnosis: A Journal of the Western Inner Traditio ns. Seus outros livros incluem Hidden Wisdom, The Inner West e The Masonic Myth. Recentemente, ele contribuiu com um capítulo sobre o movimento de quadrinhos underground àYears that Shook the City: San Francisco 1968-1978 (City Lights).
Jayne Clementson é um anarquista e um profissional em designer de impressão em Londres, Inglaterra.
Detalhes do produto:
Autor e ilustrador: Donald Rooum * Prefácio: Jay Kinney * Colorista: Jayne Clementson
Editora: PM Press
ISBN: 978-1-62963-127-1
Formato: Paperback
Tamanho: 10×7
Páginas: 128
$14.95
Tradução > Moana
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
nadam no vento
como carpas douradas
folhas de bambu
Akatonbo
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!