Vizinhas, Vizinhos e pessoas de mais longe, caso tenham alguma dúvida…
Isto é Culmine
Acima de tudo queremos convidá-lo mediante este comunicado a que se junte a Culmine, já que duvidamos que as palavras que encontre em seguida sejam muito claras. Por isso será melhor que se tiverem alguma dúvida sobre o Espaço Autônomo Culmine, se queres conhecer algo de nós ou simplesmente querem conversar e tomar uns mates, junte-se a nós nos dias em que abre a biblioteca, há oficinas, ou se fazem atividades.
Uma vez que se tenha esclarecido isso, vamos tratar de explicar maios ou menos o que somos:
O Espaço Autônomo Culmine é um centro social localizado no bairro de Cumbre de Neptunia.
Nosso aporte e pequeno grão de areia à vida da comunidade é o abrir nossas portas para criar coletivamente um centro de aprendizagem e de acesso ao conhecimento, que tenha como finalidade a criação de uma cultura baseada nas relações horizontais, sem autoritarismos, ou seja, em liberdade sem relações de submetimento. Mediante a ajuda mútua entre vizinhxs queremos desenvolver a autogestão nos bairros de maneira autônoma sem receber ordens do Estado, dos partidos ou alguma ONG.
Como exemplo vivo disso realizamos oficinas, palestras, projeções de filmes e brindamos uma biblioteca onde se pode consultar um amplio número de livros, revistas, jornais, folhetos e fanzines.
Sendo nosso principal objetivo a prática coletiva da autogestão, nos definimos como um centro social e não como um centro cultural, porque queremos ir além do ensinamento das artes. Uma aprendizagem desse tipo pode dar-se através do Estado, um instituto privado ou incluso por internet, no entanto aí não se encontrará o que queremos transmitir, já que buscamos criar uma aprendizagem compartilhada, onde quem ensina seja apenas um guia e quem aprenda participe sem a necessidade de pagar.
Somos um espaço autônomo porque as tomadas de decisões participativas e horizontais (sem chefes nem caudilhos) só podem se dar sem a imposição de uma opinião que venha de fora do grupo. Acreditamos que a perda de autonomia, a impossibilidade de decidir em primeira pessoa como se quer viver, é a base da maioria dos problemas sociais, como os que sucedem diariamente nos bairros.
Muitxs de nós participamos e difundimos outros projetos autogestionados da zona, como hortas, cooperativas, escolas, espaços de saúde, oficinas, bibliotecas, grupos musicais, etc. Queremos fortalecer a resistência promovendo a luta social sem que exista quem dê ordens e quem as obedeça. Acreditamos que a luta se fortalece com a participação e o protagonismo de todxs através do caminho da ação direta.
Sem mais, à continuação vão os horários da biblioteca e das oficinas para que possam se juntar a nós.
• Oficina de Desenho teórico-prático, figurativo, composição, proporção, luz, natureza-morta e retratos.
O que olhamos nos observa!
Terça das 8 às 12hs.
• Oficina de xadrez para todos, teórico-prático, tática e estratégia da reflexão
Segunda de 17 às 19hs e sexta das 16 às 18hs.
• Oficina literária, leitura coletiva, análise e escritura experimental.
Segunda das 19 às 21 hs.
• Assembleia antipsiquiatria. Estamos loucxs e sabemos o que queremos!
Segunda e quarta sexta-feira de cada mês às 18hs
• Biblioteca, arquivo e videoteca. Com grande número de revistas, folhetos, jornais, novelas, contos, livros de poesia, arte, psicologia, filosofia, literatura infantil, material de estudo (biologia, física, matemática, etc.), assim como ensaios críticos de ciências sociais (economia, história, sociologia, antropologia e ecologia) e sobre diferentes correntes políticas e revolucionárias, como o anarquismo, socialismo, niilismo e feminismo. Tudo direcionado a desenvolver conhecimento e pensamento crítico.
Segunda, quarta e sexta-feira das 16 às 19hs.
espacioculmine.blogspot.com.br
Tradução > KaliMar
agência de notícias anarquistas-ana
o véu da cascata
nesta noite de luar
finas gotas frias
José Marins
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…