Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Julho / 31 / [Argentina] Patagônia: Incendiadas duas máquinas de empresa hidroelétrica

[Argentina] Patagônia: Incendiadas duas máquinas de empresa hidroelétrica

By A.N.A. on 31 de Julho de 2016

argentina-patagonia-incendiadas-duas-maquinas-de-1

 

Membros da agrupação Resistência Ancestral Mapuche queimaram retroescavadeiras que instalavam cabos entre a estância de Joe Lewis e “El Bolsón”. O magnata fechou os acessos ao Lago Escondido e instalou um complexo hidroelétrico sobre o canal do rio Escondido, que venderá energia para Rio Negro. A presença de Lewis é muito resistida, ainda que o governo da província defenda as atividades do magnata.

Membros da agrupação Resistência Ancestral Mapuche queimaram retroescavadeiras que instalavam cabos entre a estância de Joe Lewis e a localidade de “El Bolsón”. No local se encontraram panfletos onde se dizia “fora Lewis da Argentina”.

O polêmico empresário Joe Lewis é detentor de uma fortuna de 5.5 bilhões de dólares, o que o converte em um dos homens mais ricos do planeta; na década de 90 comprou uma parcela de 14.000 hectares que incluem o Lago Escondido e uma porção do rio de mesmo nome. Dentro de sua estância existem pessoas armadas que cuidam de sua propriedade. Na recente visita do presidente Obama ao país, o presidente Macri e sua esposa se hospedaram ali.

Sua presença sofre resistência porque fechou o acesso ao lago escondido e construiu um complexo hidroelétrico sobre o canal do rio, que permitirá a venda de energia para a localidade de “El Bolsón”; o governador de Rio Negrao, Alberto Weretilneck, apoia as atividades de Lewis.

Há algumas semanas 600 manifestantes da ATE e organizações ambientalistas se fizeram presentes em um dos acessos fechados da estância no Lago Escondido para pedir a abertura do caminho.

As comunidades mapuches tem uma disputa especial com Lewis, já que eles entendem que grande parte dessa propriedade está assentada em território ancestral, territórios mapuches, mas até essa semana os reclamos sempre tiveram tons pacíficos. A ação da Resistência Ancestral Mapuche marca um antecedente novo, e nesse caso com métodos radicais. “Basta de repressão às comunidades mapuches, fora as transnacionais, petroleiras, hidroelétricas e mineradoras”, acrescentava o panfleto que deixaram nas proximidades das máquinas queimadas.

Fonte: http://contramadriz.espivblogs.net/2016/07/29/patagonia-incendiadas-dos-maquinas-de-empresa-hidroelectrica/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

O corpo é um caminho:
ponte, e neste efêmero abraço
busco transpor o abismo.

Thiago de Mello

Compartilhe:

Posted in América Latina, Economia, Educação, Geral, Meio Ambiente, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Argentina

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  2. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  3. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  4. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

  5. Ariel em O Brasil desenvolveu a terceira maior bomba termobárica do mundo7 de Dezembro de 2025

    E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários