A Biblioteca Terra Livre, no semestre passado, retomou os encontros do Grupo de Estudos Anarquismo e nossas leituras buscaram investigar sobre as experiências em educação anarquistas no contexto dos países latino americanos. Pesquisamos as práticas pedagógicas na Argentina, México, Cuba e outros, realizadas pelos trabalhadores e trabalhadoras de cada país. Notamos que, assim como no caso do Brasil, Francisco Ferrer y Guardia foi um norte para a educação dos sindicalistas e militantes anarquistas, mostrando como que o racionalismo combatente de Ferrer inspirou, e continua inspirando, o cultivo do livre pensamento.
Agora, neste segundo semestre, depois de um encontro de balanço, o grupo escolheu pesquisar acerca da andragogia anarquista, educação voltada para adultos. Tal prática foi muito realizada nos meios operários com o ensino mútuo nos centros culturais, bibliotecas, sindicatos etc. A Biblioteca Terra Livre, então, convida à todas as pessoas intereteressadas a pesquisar esse assunto ainda muito recente nos meios libertários e anarquistas!!! Nosso primeiro encontro será dia 08/09 na Biblioteca Terra Livre às 19h. Nosso endereço é: Rua Engº Francisco Azevedo, 841 sala 4 – Perdizes – São Paulo.
Biblioteca Terra Livre
bibliotecaterralivre.noblogs.org
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
a lua na rua:
um gato lentamente
torna-se minguante.
André Ricardo Aguiar
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…