Contra a Europa capitalista
O TTIP (Tratado Transnacional de Comércio e Investimentos) e o CETA (Acordo Econômico e Comercial Global) tem por objetivo criar um grande mercado comum entre a Europa e os Estados Unidos de um lado, e com o Canadá do outro. Contrariamente ao que pretendem os políticos e os meios de comunicação, esses acordos não são, em nenhum caso, um progresso, mas ataques sem precedente aos direitos sociais e ao meio ambiente, tanto quanto às liberdades políticas. Esses tratados não tem outro objet ivo a não ser atacar as normas de proteção ao trabalho ou vários outros aspectos de nossa vida. Isso significa claramente porque devemos nos opor a essas reformas: uma vida sempre mais precária e um controle cada vez maior das multinacionais e do Estado em nossas vidas. No mais, impedir esse tratado é impedir novas fontes de lucros ao capital e assim acentuar sua crise e abrir possibilidades de inverter esse sistema.
Contra a Europa Fortaleza
De um lado as classes dominantes querem liberalizar o trabalho, o emprego e a circulação de mercadorias etc., mas do outro militarizam as fronteiras, levantam muros, prendem refugiados e reforçam assim a Europa Fortaleza que mata a cada dia aqueles que buscam fugir da miséria e da guerra que são o lucro do capitalismo. A maneira que a Europa trata os migrantes revela sua natureza autoritária e desumana. Se ela é capaz de deixar perecerem centenas de pessoas no Mediterrâneo, é impressionante que aqui queira impor a precariedade como norma de emprego e de vida? A Europa como o Estado são monstros frios e sem alma que farão sempre circularem as mercadorias e os lucros do capital, em lugar da vida humana.
Juntemo-nos ao 20 de setembro num bloco ofensivo, internacionalista e anticapitalista!
Sem Fronteira, Sem Nação, Sem TTIP
CAL Bruxelas
agência de notícias anarquistas-ana
Na casca amarela
se esconde em vão a goiaba:
tantos bem-te-vis…
Anibal Beça

Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!