Violentos confrontos opuseram cerca de 80 militantes da extrema-direita e 20 refugiados na quarta-feira (14/09) à noite em Bautzen, no leste da Alemanha.
Os incidentes começaram por volta das 21h numa praça da cidade, quando cerca de 80 homens e mulheres de movimentos de extrema-direita, e duas dezenas de refugiados de um centro de acolhimento se confrontaram, primeiro verbalmente e, depois, fisicamente.
As autoriidades foram acionadas, e cerca de 100 agentes da polícia intervieram, utilizando gás lacrimogêneo e cassetetes, e os grupos dispersaram. Os refugiados regressaram ao centro de acolhimento, cuja segurança foi reforçada pela polícia, assim como noutros três locais de acolhimento na cidade.
Bautzen, uma pequena cidade de cerca de 40.000 habitantes a leste de Dresden, na antiga RDA (República Democrática Alemã), tem registrado várias situações de violência contra refugiados.
Em fevereiro, imagens de dezenas de pessoas a assistirem entusiasmadas a um incêndio num centro de acolhimento de refugiados em Bautzen e a tentarem impedir a intervenção dos bombeiros chocaram a opinião pública alemã.
Em março, o presidente alemão, Joachim Gauck, que defende o acolhimento de refugiados e várias vezes apelou aos alemães para que mostrem generosidade no acolhimento, visitou Bautzen e foi recebido com insultos.
A Alemanha acolheu em 2015 mais de um milhão de refugiados e, no mesmo ano, registrou, em todo o território, quase 1.000 ataques de natureza xenófoba.
Fonte: agências de notícias
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Na teia de aranha
as gotículas de orvalho
aprisionadas
Antônio Cristino
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!