No sábado passado, 17 de setembro, celebrou-se em Fraga, a 1ª Conferência Inter-comarcas de Militantes da CNT. Em um ambiente de cordialidade e companheirismo, vários militantes dos sindicatos de Lleida e Fraga reuniram-se para analisar e debater algumas questões sociais e trabalhistas que nos preocupam. Também abordamos temas relacionados com nossa Organização.
A ordem do dia da Conferência incluía dois únicos pontos: o primeiro, o XI Congresso da CNT, celebrado recentemente, e o segundo, a situação da CNT nas comarcas de Baix Cinca e Segrià.
A respeito do primeiro ponto, foi feita uma análise crítica e construtiva sobre alguns dos acordos alcançados no último Congresso do sindicato, assim como uma avaliação do mesmo.
No segundo ponto, abordou-se a situação da CNT em nossas respectivas comarcas, assim como a situação social e trabalhista atuais. No debate, podemos comprovar que em ambas comarcas temos muito em comum, tanto no terreno trabalhista como no social; fazemos parte de uma mesma realidade.
No trabalhista, coincidimos em ressaltar a situação de exploração que sofrem xs trabalhadorxs de alguns setores econômicos de nossa zona, especialmente no campo, armazéns de fruta e na hotelaria. Apontamos algumas das realidades que tem que suportar estxs trabalhadorxs: descumprimento de acordo, salário abaixo do estabelecido por lei, jornadas de trabalho intermináveis (10, 11 ou até 12 horas diárias), trabalho sem contrato, horas extras não remuneradas etc. Foi posto em destaque a especial vulnerabilidade que padecem xs trabalhadorxs imigrantes.
No social foi dada ênfase a várias questões; se advertiu da aparição de bolsões de pobreza: pessoas dormindo na rua, gente sem casa, que ocupa habitações carentes dos serviços indispensáveis como água ou eletricidade, o aumento do número de cidadãos que recorrem a bancos de alimentos etc. A tudo isso acrescente-se, com especial preocupação, o aumento do racismo e da xenofobia.
Se propôs juntar esforços entre os dois sindicatos para denunciar as diversas situações de exploração laboral e de deterioração social de nossas comarcas. Por um lado, sugerindo campanhas de conscientização entre xs trabalhadorxs que nos permitam conhecer e defender seus direitos e por outro lado, fazendo especial ênfase na necessidade de estar organizados no sindicato.
Terminamos a Conferência propondo diversas atividades para desenvolver conjuntamente, assim como a preparação de um segundo encontro nos próximos meses.
Fraga, 18 de setembro de 2016
CNT Fraga, CNT Ponent
Fonte: http://bajocincalibertario.blogspot.com.br/2016/09/celebrada-fraga-la-1a-conferencia-de.html
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Flores no jardim.
Uma abelha pousa aqui
e depois se vai.
Sérgio Francisco Pichorim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!