No domingo, 18 de setembro de 2016, antifascistas de vários bairros e coletivos anarquistas e antifascistas de Atenas procederam ao bloqueio dos escritório do partido fascista L.E.P.E.N., com o fim de cancelar a cerimônia de abertura dos escritórios deste grupelho neonazista recém-fundado. A sigla deste partido-dissidência do Aurora Dourada refere-se ao partido fascista francês. Os neonazistas escolheram a data do terceiro aniversário desde o assassinato de Pavlos Fyssas por um bat alhão de assalto neonazista, obviamente, para provocar os antifascistas e ativistas sociais.
Às 8 horas os e as antifascistas que participaram da ação chegaram ao bairro de Aguios Panteleimonas no centro de Atenas e bloquearam o acesso e saídas dos escritórios do partido neonazista, pegando de surpresa a escória neonazista. Os poucos fascistas que naquele momento estavam dentro do prédio se borraram de medo e se trancaram em seus escritórios, chamando seus amigos e colaboradores, os policiais. Um pouco mais tarde chegaram ao local da manifestação alguns esquadrões da denominada polícia ant idistúrbio.
A presença dos policiais não anulou a manifestação antifascista. Com o passar do tempo, foram chegando cada vez mais antifascistas. As pessoas ficaram nas áreas circundantes da praça por mais de doze horas, anulando a inauguração dos escritórios do partido fascista. Um pouco depois das 20h30 os manifestantes marcharam pelas ruas do centro de Atenas.
No vídeo abaixo você pode ver alguns momentos do bloqueio e a manifestação:
https://www.youtube.com/watch?v=USTVnvLvpCw
O texto em castelhano:
agência de notícias anarquistas-ana
e um vaga-lume
lanterneiro que riscou
um psiu de luz
Guimarães Rosa
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...