[Neste sábado, 24 de setembro de 2016, no bairro de Rouf, próximo ao centro de Atenas, realizou-se uma concentração contra os planos lucrativos do Capital e da prefeitura de Atenas para acabar com o último parque do bairro, convertendo-o em estacionamento. A seguir, o chamado do Comitê de moradores pela salvação do parque Rouf à concentra&c cedil;ão, publicado na página web da Assembleia aberta de habitantes de Petrálona, Kukaki e Thissio.]
Na segunda-feira 19 de setembro de 2016 os contratistas que foram encarregados da força-tarefa de destruição do parque Rouf deram mais um passo na transformação do parque em estacionamento. Derrubaram árvores, destruíram vasos e bancos, e cortaram o acesso dos moradores ao parque. A reação imediata das pessoas, no entanto, com sua presença desde a manhã, e sobretudo com a concentração e a ação realizadas pela tarde, deram uma freada nos planos da prefeitura por terminar até o final de setembro a tarefa de destruição (eliminação) do parque. No dia seguinte, na assembleia celebrada notamos que as obras realizadas haviam acabado. Retiramos a malha que haviam colocado, e o espaço do parque voltou a estar aberto e livre para todos.
Desde princípios de 2016, ou seja, desde que começou a luta pela defesa do parque, temos deixado claro que não nos faltam os centros comerciais, nos faltam lugares para descansar e para que nossos filhos pratiquem atividades esportivas. Não vamos consentir que piore ainda mais a qualidade de nossa vida, devido à política dos que vendiam esperanças antes das eleições e que estavam minando nosso futuro desde o momento em que tomaram o poder. Em particular, em um perí odo em que todos os espaços públicos recebem ofensivas, e cada terreno de terra é objeto de lucro e de exploração econômica, a defesa de um parque livre e aberto a todos se faz ainda mais importante. O terreno do velho aeroporto de Elinikó e o do arroio de Picrodafni são alguns dos exemplos da ofensiva desatada pelos governantes e os economicamente poderosos aos espaços públicos.
A autoridade municipal de Atenas (o prefeito Kaminis), assim como os prefeitos anteriores (Bakoyianni, Kaklamanis) tem toda a responsabilidade pela destruição do último parque de nosso bairro. Não é fortuito o fato de que sempre que podem tratem de sabotar nossos processos, com promessas falsas. A culminação desta atitude do atual prefeito foi sua presença na recente assembleia de moradores. Por muitas que sejam suas promessas, sabemos muito bem que não estão interessados no parque. Só nossa luta pode pôr fim a seus planos e obrigá-los a retroceder.
Eles têm que entender que não vamos retroceder. Vamos defender o último parque do bairro. Não há tempo para negligências e dúvidas. Por isso todos os habitantes de Petrálona, de Rouf e dos bairros vizinhos devem estar presentes nas concentrações e nas assembleias. Porque a defesa do parque nos concerne a todos.
Não ao cimento e aos centros comerciais. Queremos praças e parques abertos.
Comitê de moradores pela salvação do parque Rouf
O texto em grego:
O texto em castelhano:
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Imponente ipê
Briga com o velho prédio
Por um canto ao sol.
José Fernando Ribeiro Félix, 13 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!