Por José Alemán
Correio: jose.allemandz@gmail.com
Por causa do XIII Congresso Centroamericano de História, celebrado em Tegucigalpa entre os dias 18 e 21 de julho de 2016, foi entregue aos estudantes da licenciatura em História da Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH) e ao grupo anarquista Movimento Amplo Universitário (MAU), a revista ácrata “La Aurora”. Esta simbólica colaboração ao movimento partiu do Coletivo Consciência Anarquista e A Fraternidade de Estudantes Libertários, em coordenação com estudantes das licenci aturas em Sociologia e História da Universidade de El Salvador que colaboram ativamente na redação da mesma e que participaram em dito evento.
Esta primeira aproximação buscou expor o trabalho organizativo e intelectual que caracteriza desde sua aparição a “La Aurora”, realizado por parte dos anarquistas e pesquisadores centroamericanistas em El Salvador, que buscam a unificação do istmo em prol das causas anarquistas e estudantis na América Latina e no mundo. Sem dúvida há grupos dentro da UNAH que nos receberam, e por sua vez sintonizam muito bem com as ideias anarquistas como é o caso das organizações Movimento Estudantil Unive rsitário (MEU) e os estudantes de Antropologia, História, Sociologia e muitos mais. Em nome dos companheiros de Consciência Anarquista, A Frater e os estudantes de sociologia e história lhes damos a todos eles infinitas graças por sua hospitalidade e por haver servido de nexo para estabelecer sólidos contatos, mostrar-nos a face doce de Honduras e permitir sentir-nos em família.
A revista, que conta quase com um ano de existência, atualmente tem sido difundida nas repúblicas irmãs de Honduras, Guatemala, Nicarágua e Costa Rica. O trabalho internacionalista empreendido pelos integrantes do Coletivo Consciência Anarquista e por sua vez o XIII Congresso Centroamericano de História serviram de plataforma para levá-la a lugares tão longe como México, Equador, Espanha, Venezuela, Cuba, Estados Unidos, Grécia, entre outros países de variadas línguas.
Aos irmãos e irmãs anarquistas Hondurenhos, Centroamericanos e Latino-americanos,
À imortal e querida Berta Cáceres,
Aos companheiros judicializados injustamente do MAU e do MEU,
À Organização Fraternal Negra Hondurenha (OFRANEH),
Ao Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH),
Saúde, longa vida e anarquia!
Para baixar a edição # 7 (maio/agosto 2016) da Revista Aurora clique aqui:
https://concienciaanarquista.noblogs.org/files/2016/09/RevAurora7.pdf
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Tão pequena
E desbotada de chuva
A casa da infância!…
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!