Mais de 40.000 pessoas contra o aeroporto e tudo que ele envolve, pela terceira vez esta ano. 3 passeatas. Dezenas de milhares de pessoas no bosque. Um slogan, “estamos aqui, estaremos aqui“. Imensos galpões que foram construídos. Shows e fogos de artifício.
Uma festa onde todos se divertem em atirar numa viatura da polícia ou nas imagens dos capitalistas. Uma festa antipolícia. Milhares de livros compartilhados pela nova livraria da ZAD [Zona A Defender]. Guardas que sabiamente abandonaram a área para o fim de semana. Apelos a dar respostas à expulsão programada dos exilados de Calais¹.
É uma grande força tranquila, sorridente, observando as articulações políticas atuais, que afluiu à região durante o fim de semana. São também cumplicidades que se aprofundam a cada nova ameaça do poder.
Nantes Révoltée
Galeria de imagens: http://www.nnoman.com/?page_id=736
[1] Acampamento de refugiados chamado de “selva”, no norte da França, estima-se que lá se encontrem entre 7.000 e 10.000 migrantes. É o maior campo de refugiados da Europa. O presidente francês François Hollande pretende fechar o campo em breve.
Conteúdo relacionado:
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Encontrei folhas
Da cor laranja e amarela
Estavam na minha janela.
Ruan Carlos Amora Domingos – 10 anos
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…