[Milhares de antifascistas promoveram no último domingo, 9 de outubro, nas ruas de Londres, um ato multitudinário na passagem dos 80 anos da Batalha de Cable Street¹. Muitos antifas falaram de uma marcha impressionante, com um “rio de antifascistas”, mostrando a força e a solidariedade que existe em Londres. A seguir, um breve relato do grupo “London Antifascists” (Antifascistas de Londres).]
Nossa manifestação de celebração da Cable Street teve enorme sucesso. Trouxe centenas de militantes antifascistas de todo o país em união e companheirismo numa demonstração de força contra o fascismo.
Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os grupos que compareceram, a cada pessoa não afiliada e a todas as outras organizações envolvidas em planejar o dia.
Decidimos que seria o caso de pedir apoio pois essa manifestação Cable Street e as vitórias antifascistas como Cable Street são o tipo de antifascismo que nosso grupo tenta emular. Opõe-se ao Estado e busca esmagar qualquer passagem para os fascistas e se enraíza nas forças da classe trabalhadora. Essa sempre foi a nossa abordagem ao antifascismo e é uma abordagem que alguns perderam ao longo do caminho.
Lembrar Cable Street significa apoiar qualquer atividade que iniba o recrutamento ou o crescimento fascista. Significa apoiar camaradas que tenham sido presos ou que estejam na prisão por seu antifascismo. Significa nunca nos respaldar no poder do Estado para parar os fascistas e, se necessário, nos opor ao Estado para parar os fascistas. Finalmente, significa enraizar nosso antifascismo na luta por um mundo melhor para os trabalhadores, e não na tentativa de manter o status quo. Essas são as lições de Cable Street e de outras vitór ias como essa, e as coisas que qualquer movimento antifascista deveria incorporar.
A ameaça fascista hoje é pequena devido ao trabalho duro de antifascistas por todos os lados, mas ele não acabou. Nós, Antifascistas de Londres não acreditamos em esperar que o fascismo cresça para combatê-lo, junte-se a nós em enfrentá-lo hoje, para que não o deixemos para a próxima geração amanhã.
London Antifascists
[1] A Batalha de Cable Street: Em 4 de outubro de 1936, aos gritos de “No Pasaran”, centenas de milhares de londrinos enfrentaram os fachos da União Fascista Britânica, os “Blackshirts” (camisas negras), e a polícia numa batalha em defesa do Leste de Londres (muitos imigrantes e judeus viviam ali). Um mural em Cable Street relembra os eventos de 4 de outubro de 1936, celebra a vitória contra o fascismo e retrata algumas pessoas que realmente fizeram parte da batalha.
Tradução > G Montenegro
Mais fotos:
agência de notícias anarquistas-ana
Salpicados de sons
Silêncio em suspenso:
Grilos e estrelas.
Marcos Masao Hoshino
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!