Uma intensa jornada cultural acompanhará a apresentação do Periódico
[O Sindicato de Ofícios Vários de Santiago, convoca no marco do lançamento do periódico “Acción Directa”, a uma nutrida jornada cultural ao ar livre, no Parque Portales da Comuna de Santiago, Bairro Yungay. O encontro será no domingo 16 de outubro desde as 16 horas.]
O Sindicato de Ofícios Vários de Santiago, cuja doutrina é o anarcossindicalismo, ou seja, os princípios anarquistas focados no mundo do trabalho, tais como o apoio-mútuo, a autogestão, o federalismo e a autonomia, tem o prazer de convidar-lhes a uma grande jornada político-cultural que se desenvolverá no marco do lançamento do primeiro número do Periódico “Acción Directa”.
Contaremos com a encenação de “Los Grilletes”, montagem do texto homônimo chileno de 1927, pertencente ao teatro obreiro-campesino. Obra com a qual o “Colectivo Fanni Kaplan” busca resgatar o patrimônio do período histórico da década de 20. Ambientada em 1926 e dividida em dois atos, conta a história de Julio Plaza, um peão de fazenda que é acusado por incitar a greve no prédio onde trabalhava. Através da história deste trabalhador, a obra mostra a luta social pelas melhoras trabalhistas que viveu o país, buscando refletir como até nos dias de hoje estas divergências sociais seguem vigentes, ademais de dar conta sobre como se realizava teatro naquela época.
Durante a jornada de lançamento do Periódico “Acción Directa”, órgão de difusão do Sindicato de Ofícios Vários de Santiago, haverão interessantes palestras, comida vegana e exposição de literatura libertária. Na ocasião também nos acompanhará a música de “Las Tangas de la Diva Rabia” e outras expressões artísticas.
O encontro será no domingo 16 de outubro a partir das 16 horas, no Parque Portales (Bairro Yungay), exatamente na Av. Portales com esquina Cueto, frente a Taller Sol, metrô Cumming. Atividade ao ar livre, aberta e gratuita.
Para estar a par das últimas novidades do lançamento, podem consultar o link do evento: facebook.com/events/1765560067046751/#
“Nosso trabalho não se perderá ─ nada se perde neste mundo ─ as gotas de água, ainda sendo invisíveis, conseguem formar o oceano”.
Saúde e liberdade.
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Casa pequenina –
Pelos buracos da porta
O vento uivante.
Paulo Henrique Oliveira dos Santos – 14 anos
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!