Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Outubro / 17 / [Espanha] Sobre a revista “Humanitat Nova”

[Espanha] Sobre a revista “Humanitat Nova”

By A.N.A. on 17 de Outubro de 2016

espanha-sobre-a-revista-humanitat-nova-1

 

Há bastante tempo, Jorge Maíz, do editorial “Calumnia”, me enviou um e-mail convidando-me a participar no primeiro número da nova revista editada por ele, “Humanitat Nova” (Nova Humanidade). A propósito de tal colaboração, escrevi um post no “La Banda de lós 4”. Agora escreverei um breve texto sobre essa publicação em geral.

“Humanitat Nova” se define como uma Revista de Cultura Libertária. Como dizíamos, “Humanitat Nova” é uma publicação editada pela “Calumnia” em colaboração com o grupo de estudos libertários “Els Oblidats”, especializado em resgatar a memória libertária das Baleares. Com uma cobertura muito bonita e chamativa, realizada por alguns companheiros e companheiras do “L´Observador”, entra pelos olhos assim que se a enxerga.

Com respeito ao conteúdo, adiantado no sumário que abre a revista, nos encontramos com uma equilibrada combinação entre artigos de conteúdo histórico-divulgativo, seções de literatura, resenhas de livros ou entrevistas sobre atualidades. Nesse sentido, neste primeiro número encontramos um texto sobre Angel Pestaña e sua relação com Mallorca, uma entrevista com a organização anarquista “Embat”, duas resenhas de livros, um artigo sobre esperanto, um nota sobre a trajetória da revista ácrata “Sicília Libertária”, duas outras seções de literatura (relato e poesi a) e um artigo final de Alberto García-Teresa interessantíssimo: “Por uma prática poética de questionamento e confrontação”.

Uma das particularidades dessa publicação, que como todas de seu âmbito são feitas de maneira voluntária e altruísta, é a mistura de línguas (catalão, espanhol e italiano) que acomoda, chegando ao ponto de podermos considerá-la uma revista mediterrânea.

Atualmente a revista pode ser obtida pela internet da editora, bem como também na livraria libertária “La Malatesta” (Madrid), que faz envios pelo correio, ou ainda na loja virtual da Fundação Anselmo Lorenzo.

Fonte: http://nueva-gomorra.blogspot.com.br/2016/09/sobre-la-revista-humanitat-nova.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Da janela olho
Pássaros e folhas amarelas
Como a vida é linda!

Karina Rodrigues Ferreira – 10 anos

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Educação, Espanha, Geral, Mídia, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Lila em “Para os anarquistas, é a prática que organiza a teoria.”4 de Junho de 2025

    UM ÓTIMO TEXTO!

  2. Lila em [Espanha] IX Aniversário do Ateneu Llibertari de Gràcia4 de Junho de 2025

    COMO FAZ FALTA ESSE TIPO DE ESPAÇO NO BRASIL. O MAIS PRÓXIMO É O CCS DE SP!

  3. Lila em [Espanha] Comunicado contra a revogação da suspensão da pena de Las 6 de La Suiza4 de Junho de 2025

    ESSE CASO É O CÚMULO DO ABSURDO! A JUSTIÇA ESPANHOLA NÃO TENTA NEM DISSIMULAR SEU APOIO AO PATRONATO, AO FASCISMO!

  4. João em Do Púlpito Acadêmico às Trincheiras Vazias: A Encruzilhada do Anarquismo Contemporâneo25 de Maio de 2025

    Excelente

  5. yana em Cadê os anarquistas esquerdistas que fizeram o duplo L de Lula Liberal?23 de Maio de 2025

    Esquerdistas não são anarquistas. Lulistas muito menos. Uma publicação desacertada que não colabora com a coherencia anarquista.

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários