Na quinta-feira, 13 de outubro de 2016, anarquistas do Coletivo Anarquista Rouvikonas e do Coletivo anarquista New Philadelphia ocuparam a sede corporativa do Banco Attica em Kolonaki, Atenas. Enquanto pelos últimos 7 anos, desde o início da crise capitalista, milhões de pessoas na Grécia passam necessidades, mais de 40% dos gregos continuam vivendo abaixo da linha de pobreza, 45% dos pensionistas que trabalharam toda a sua vida recebem pensões abaixo de 665 euros (ou seja, abaixo da linha de pobreza), 52% dos lares sobrevivem da pensão de alguém da família, e ainda 23,2% da população está desenpre gada, a Grécia recebe enormes empréstimos dos credores, que em vez de serem investidos nas pessoas ou no sistema de saúde deteriorado, vastas somas de dinheiro são constantemente dadas aos bancos para que possam prover empréstimos. Isso significa que o povo grego tem pagado pela crise capitalista com o seu sangue (e continuará pagando por décadas no futuro), tudo para que os bancos continuem a ter lucro.
O texto completo em grego explicando os detalhes e razões para a ocupação estão em: https://athens.indymedia.org/post/1563885/
Para ver o vídeo clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RIxDl8z1iDc
Tradução > G Montenegro
agência de notícias anarquistas-ana
Relógio d’água
se liquefaz o tempo
pinga instantes.
Kola
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…