Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Outubro / 18 / [Grécia] Sobre os incidentes na manifestação antifascista de 8 de outubro

[Grécia] Sobre os incidentes na manifestação antifascista de 8 de outubro

By A.N.A. on 18 de Outubro de 2016

grecia-sobre-os-incidentes-na-manifestacao-antif-1

 

Texto da Assembleia de anarquistas-comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia, publicado em sua página web.

No sábado 8 de outubro o bando de nazis interconectados com o Corpo Nacional de Espionagem Aurora Dourada inaugurou seus escritórios“sindicais” no bairro de Pangrati. Após uma iniciativa de companheiros e companheiras dos bairros vizinhos foi convocada uma manifestação antifascista na mesma hora (que o evento fascista), com o fim de anular a festinha fascista. Ao chamado responderam coletividades do âmbito anarquista e antiautoritário, sindicatos de base, organizações esquerdistas e antirracistas, individualidades, assim como habitantes dos bairros vizinhos. Mais de 1.000 antifascistas se manifestaram para não deixar nem um centímetro quadrado de terra aos esbirros do Capital, e para impedir com sua presença a difusão do veneno fascista.

Como Assembleia de anarquistas-comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia, optamos por participar na informação sobre as características da mobilização, reforçando ao mesmo tempo com nossa participação sua salvaguarda da violência policial e as provocações fascistas. Durante a marcha, ao chegar a duas maçãs (quadras) antes do cordão policial, um grupo de poucas pessoas, as quais marchavam encapuçadas pela calçada, em paralelo à marcha (apesar de que os organizadores e a salvaguarda lhes pedissem que se incorporassem à marcha), começou a armar-se quebrando pedras .

No marco da salvaguarda da marcha, dois companheiros, membros de nossa Assembleia, se aproximaram a este grupo-quadrilha, dizendo-lhes amavelmente que sua atitude não serve aos objetivos da marcha. Então alguns deles atacaram a nossos companheiros tratando de pegá-los. Defendendo nossa dignidade política e a integridade física de nossos companheiros, não deixamos esta agressão sem resposta, exercendo a mínima violência que correspondia à atitude destas pessoas. Seguiu um pequeno conflito, sobretudo discussão, entre membros da Assembleia, companheiros de outras coletividades que participavam na salvaguarda, e dita quadrilha. Deixamos claro por todos os meios que sua presença naquele lugar devia ser concordante e respeitosa às características (da marcha), tal como surgiram do processo coletivo que havia convocado a manifestação.

Em nome de uma insurrecionalidade mal interpretada, desde faz muito tempo somos testemunhas de incidentes nos quais certos indivíduos ou quadrilhas fazem o que lhes dá vontade, tem uma atitude que prejudica aos companheiros, e não duvidam em exercer violência, muitas vezes excessiva, a todos os que se oponham a suas práticas. Como Assembleia de anarquistas-comunistas pelo contra-ataque contra a União Europeia, sendo um segmento ativo do movimento, queremos deixar claro que seguiremos salvaguardando as ações, as estruturas e a totalidade da luta de lógicas políticas pequeno-burguesas, oportunismo, violência antissocial, brutalidades e arrogância, em detrimento de outros. Não vamos consentir que nenhum comportamento de violência substitua e determine (condicione) nossos processos coletivos, e se dá por fato que a mão que se atreva a pegar a companheiros receberá a resposta que merece.

PS. Com respeito ao debate aberto no Indymedia na coluna “Debates, perguntas, opiniões”, sobre o incidente, a Assembleia é chamada “valentões”, “policiais do partido comunista”, etc., com um montão de inexatidões e mentiras sobre os fatos, desinformação e referências a nosso papel no movimento como Assembleia. Nos posicionamos sobre esta coluna. Nossa opinião é que a luta das ideias, das táticas, das posições e das opiniões no seio do movimento se realiza dentro da luta e seus processos e não atrás do anonimato do teclado.

Assembleia de anarquistas-comunistas pelo contra-ataque de classe contra a União Europeia

O texto em grego:

http://syneleusi-enantiastin-ee.espivblogs.net/2016/10/12/%CF%83%CF%87%CE%B5%CF%84%CE%B9%CE%BA%CE%B1-%CE%BC%CE%B5-%CF%84%CE%B1-%CE%B3%CE%B5%CE%B3%CE%BF%CE%BD%CE%BF%CF%84%CE%B1-%CF%84%CE%B7%CF%83-%CE%B1%CE%BD%CF%84%CE%B9%CF%86%CE%B1%CF%83%CE%B9%CF%83%CF%84/

 

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/sobre-los-incidentes-en-la-manifestacion-antifascista-del-8-de-octubre/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/17/grecia-reacao-de-manifestantes-anarquistas-contra-atitudes-contrarias-as-decisoes-da-assembleia-que-convocou-a-manifestacao/

agência de notícias anarquistas-ana

tarde chuvosa:
a cidade absorve
luzes cinzas e água

Valdir Peyceré

Compartilhe:

Posted in Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Pedro Miguel em Associação de Trabalhadores de Base (ATB) ao povo29 de Abril de 2025

    ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…

  2. Roberto em Camarada, nenhuma igreja irá te salvar — e nem quer.19 de Abril de 2025

    caralho... que porrada esse texto!

  3. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.15 de Abril de 2025

    Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…

  4. Vantiê em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…

  5. contraciv em 16 anos de PT | Uma leitura anarquista, sem dar palco ao moralismo reacionário.11 de Abril de 2025

    Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários