Queridos companheiros e companheiras,
Dentro da nomeada “crise”, dentro de uma Grécia que se rege pelos memoranduns e um governo de “esquerda e acima”, dentro de uma Europa que está em queda, nós, trabalhadorxs da Grécia, Bósnia, Croácia, França, Espanha, Polônia, homens e mulheres que estamos trabalhando em cooperativas laborais e fábricas recuperadas, nos reunimos nos dias 28, 29 e 30 deste outubro em Tessalônica para compartilhar experiências e discutir sobre a potencialidade da organização do trabalho de outra maneira e modos, que tem como objetivo a dignidade, a justiça e a liberdade dos seres humanos e não o enriquecimento de uns poucos.
Nos inspiram as lutas de 2001 na Argentina. Nos inspira a realidade de autogestão em 356 fábricas recuperadas na Argentina de hoje. Nos inspira a luta cotidiana dos zapatistas pela autonomia. Nos inspiram as grandes pequenas lutas dos povos indígenas contra a economia dos lucros que despoja suas e nossas vidas. Sobretudo nos inspira a resistência de cada homem e mulher neste planeta, que está lutando pela sobrevivência e inventando a cada passo caminhos de vida contra a exploração e a submissão, contra um sistema devorador e perverso.
Nos reunimos então no final de outubro em Tessalônica, no território da recuperada Vio.Me para buscar respostas às perguntas já formadas por nossas pequenas experiências para que assim surjam outras novas perguntas e buscar mais respostas na práxis coletivamente.
Somos poucos e pequenos, talvez. Mas estamos e seguimos lutando, no entanto. Por nosso presente. E por um futuro digno e justo para todxs.
Mais informação podem ver aqui: euromedworkerseconomy.net
Mando um abraço solidário a todos e a todas
Eugenia (evgenia.miz9@gmail.com)
Fonte: Red Latina Sin Fronteras
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
zínias frescas,
brancas, amarelas,
cadê as borboletas?
Rosa Clement
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!