Federación Estudiantil Libertaria
Na quarta-feira 19 de outubro, ocorreu um boicote ao evento organizado pelo jornal “El País” (Grupo PRISA) no qual estavam Felipe González, ex-presidente do governo, e Juan Luis Cebrián, presidente do Grupo PRISA. Nesse contexto, se produziu uma grande revolta da mídia, uma vez que a ação impediu a realização do ato. Dentro desta turbulência, nós fomos citados e criminalizados como organização provocadora dos acontecimentos, por isso queremos esclarecer algumas questões de grande importância:
1. A chamada é de caráter coletivo, isto é, não somos nós como organização quem lançou a convocatória, mas uma assembleia na qual participa uma multidão de estudantes, que, de fato, decidem os termos da ação de protesto.
2. Encontramos o boicote como uma ferramenta perfeitamente legítima para mostrar uma rejeição coletiva de algo ou alguém. Há muitas razões pelas quais este boicote em especial foi justificado, os quais foram detalhados no comunicado distribuído durante a ação.
3. As máscaras com nomes de pessoas assassinadas pelo terrorismo de Estado do GAL, com Felipe González como responsável político, foram mais que uma indicação das razões para o boicote. Além disso, cumpriram a finalidade de preservar a intimidade e a privacidade dos manifestantes contra possíveis conseqüências repressivas, resultantes do clima geral de repressão dos movimentos sociais derivados da Lei Mordaça.
4. Que 300 estudantes protagonizem um protesto ante duas das pessoas mais poderosas do país e, portanto, com grandes responsabilidades diante da atual situação de precariedade, pobreza e ausência de perspectivas para o futuro da juventude, são motivo de cobertura em todos meios de comunicação, atos sociais e imprensa em geral é o menos desproporcional. Entendemos que em um país com crescentes desigualdades sociais, resultado das políticas de austeridade e do desmantelamento dos serviços sociais, existem muitas razões que deveriam ser notícia constante e não são porque poria em questão os fundamentos do Regime representado por Cebrián e González.
5. Que nos acusem de restringir a liberdade de expressão de quem controla o maior grupo de mídia do país é no mínimo cômico. O Sr. Cebrián e o Sr. González tem capacidade de expressar-se livremente todos os dias em todos os principais meios de comunicação. Ao nos criminalizar e impedir de participar do debate público em igualdade de condições só nos resta o protesto político para fazer valer as nossas reivindicações. A liberdade de expressão é uma farsa onde são protegidos aq ueles que têm plena capacidade de falar e ser ouvido por causa de suas posições de poder e privilégio.
Estamos conscientes de que este boicote feriu o orgulho dos organizadores do evento, principalmente do Grupo PRISA que lançou uma série de artigos nos quais comparava o protesto com o Golpe de Estado de 23F ou problemas semelhantes. Um argumento de tão baixa qualidade só poderia entrar em um meio de comunicação que é fundamental para a sobrevivência de um Regime que se recusa a morrer. Juan Luis Cebrián colocou toda a sua máquina de propaganda contra aqueles que insurgiram pela manhã. Mais uma mostra da inconsistência das acusações de censura a que foram submetidos.
Queremos agradecer por todas as mostras de solidariedade recebidas. Nós somos uma organização política que desenvolve um trabalho público amplamente conhecido e reconhecido nas várias lutas, tanto no âmbito da educação como em outras áreas em que estamos envolvidos. Estamos conscientes de que vivemos em uma etapa histórica regressiva e de múltiplas crises, onde os direitos sociais adquiridos através da luta coletiva estão sendo desmantelados diante do avanço da mercantilização de todos os espaços da vida cotidiana. Diante disso, apresentamos resistência, assinalamos os respons&aacut e;veis e construímos lutas políticas e sociais que reivindicam a justiça social e a igualdade, alternativas para pavimentar o caminho para uma transformação social na chave libertária e anticapitalista.
Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir. Seguimos.
• Se você quiser mostrar sua solidariedade aderindo a este comunicado escreva um e-mail para uam@felestudiantil.org, obrigado!
agência de notícias anarquistas-ana
a lua descortina
estonteante nas estações:
em qual a mais bela?
Wagner Marim
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!