Na quinta-feira, 20 de outubro de 2016, cerca de 300 pessoas participaram de uma manifestação no centro de Patras, contra as fronteiras, a guerra e o totalitarismo moderno. No bloco anarquista, formado após o chamamento do grupo anarquista Disinios Ippos (Corcel Indomável), marcharam aproximadamente 50 pessoas. A seguir, o chamado do grupo para a manifestação.
Os resultados desastrosos das cruzadas e da intensificação do saque da periferia capitalista são a eliminação de toda a vida no Oriente Médio, onde a guerra tem esmagado as populações locais. Tudo isso leva à fuga para a Europa de milhões de pessoas desenraizadas e desesperadas por todos os meios possíveis.
Depois da guerra na Síria, uma onda de refugiados e migrantes se desprendeu da zona de guerra para o Oeste, para a Europa-fortaleza. Como resultado da nova conjuntura que está se formando, as normas e regras anteriores estão sendo revisadas, como Regulamento Dublin II [que diz que os refugiados devem pedir asilo no primeiro país onde eles chegam], FRONTEX [agência europeia de controle de fronteiras] exige maior importância, novos “hotspots” [centros de registro e acolhimento de imigrantes] e centros de reclusão (campos de concentração) estão sendo criados, e as fronteiras estão sendo fechadas aos imigrantes e refugiados. Como consequência de todo o exposto, dezenas de milhares de pessoas foram presas nas vias de acesso à Europa-fortaleza.
O mundo dos Estados e do capitalismo está quebrado. Já não é capaz de dar respostas às necessidades sociais reais, e não pode prometer mais nada além da falta de moradia, pobreza, opressão, canibalismo, guerras e morte.
Estamos vivendo numa época em que devemos nos conectar com os companheiros e os lutadores de todo o mundo para enfrentarmos juntos a ofensiva que recebemos todos. Do México à Turquia, da Grécia às favelas da França, devemos dizer em voz alta para os nossos irmãos de classe que nada está acabado, e que nenhum oprimido está sozinho enquanto houver resistência e luta pela construção de uma nova sociedade emancipada, baseada na dignidade, na liberdade, na solidariedade, sobre os escombros do mundo do Po der, do Estado e do Capital.
Solidariedade com os refugiados e imigrantes.
Grupo Anarquista Disinios Ippos (Corcel Indomável), membro da Organização Política Anarquista
O texto em grego:
O texto em castelhano:
agência de notícias anarquistas-ana
nadam no vento
como carpas douradas
folhas de bambu
Akatonbo
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!