Quase 5.000 pessoas de toda Europa afluíram sábado (15/10) à noite ao vilarejo de Unterwasser, no cantão de St-Gall, para assistir a um concerto de grupos de extrema-direita. O evento autorizado pelas autoridades foi uma das maiores manifestações neonazistas organizadas até agora na Suíça.
“Rocktoberfest” é o nome da manifestação em que grupos de extrema-direita participaram. O evento tinha sido autorizado pelas autoridades municipais e os “organizadores respeitaram todas as condições”, informou o porta-voz da polícia cantonal de St-Gall à televisão suíça-alemã SRF.
Com exceção dos congestionamentos devido o afluxo de visitantes, a polícia não constatou qualquer problema. A polícia estava presente no local, mas não entrou na sala onde havia os concertos. A norma penal antirracismo aparentemente não foi infringida. Domingo ao meio-dia, a polícia não havia registrado qualquer queixa.
Foi o movimento antifascista Antifa que revelou a manifestação via Twitter. Ele indica que os organizadores do evento pertencem ao movimento neozista internacional “Blood & Honour”. Segundo Antifa, “Rocktoberfest” é uma das maiores manfestações organizadas até agora na Suíça.
“Fomos enganados”
Unterwasser pertence ao município de Wildhaus-Alt St. Johann. O prefeito Rolf Züllig explicou à SRF que os habitantes o advertiram da presença de numerosos extremistas de direita no vilarejo. Então ele informou a polícia cantonal. Ele próprio passou toda a noite no local. Rolf Züllig confirmou à SRF que o evento parecia “ao que se pode qualificar de concerto neonazista”. Para ele, a aparência dos participantes não deixava dúvida de que pertenciam a extrema-direita. “Eu refutei com veemência o fato da prefeitura ter autorizado o concerto. A prefeitura havia dado uma autorização para vender bebidas alcoólicas na sala de concertos de “Unterwasser”.
Os organizadores tinham anunciado um concerto com cinco ou seis grupos suíços e cerca de 600 espectadores. “Fomos totalmente enganados”, se indigna o prefeito do vilarejo. “Reagimos rapidamente e avisamos a polícia. Talvez possam nos criticar pela ingenuidade, mas sempre há muitos eventos nessa sala”.
Participação de grupos de extrema-direita
“Stahlgewitter”, “Frontalkraft”, “Exzes”, “Confident of Victory”, “Makss Damage” e “Amok” foram alguns dos grupos que participaram do evento, a maioria da Alemanha. A manifestação estava anunciada há bastante tempo nas redes sociais. Inicialmente, ela seria realizada no sul da Alemanha.
O prefeito garante que se as autoridades soubessem jamais teria autorizado a venda de bebidas. Ele indica ainda que a prefeitura está tomando medidas contra a pessoa que pediu a autorização. Mas são medidas baseadas unicamente na lei sobre os restaurantes, que prevê sanções limitadas.
Fonte: agências de notícias
agência de notícias anarquistas-ana
ribeira seca
nem um sopro
as cigarras crepitam
Rogério Martins

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!