Em 27 de outubro de 2016 foi realizada no bairro de Exarchia, no centro de Atenas, uma marcha contra o Estado, as máfias e o canibalismo social. A marcha tinha sido convocada por várias assembleias e coletivos.
Na chamada da “Assembleia de anarquistas pela emancipação social e de classe” dizia: “Contra os fenômenos de canibalismo social, que ocorrem ao nosso redor, em condições de desintegração e colapso da organização política e econômica e política autoritária da sociedade, a luta pela vida, a dignidade e a libertação social se intensificará cada vez mais. Por mais audazes que sejam as máfias e as gangues de todos os tipos, o caminho da solidariedade, da emancipação social e de classe, e da luta contra o Estado e o Capital, passará por cima de seu cadáver. Contra o Estado, as máfias, as gangues, o canibalismo social e as práticas antissociais, devemos propor em todos os lugares a auto-organização, a solidariedade de classe e a resistência combativa“.
Na marcha que sucedeu a concentração na praça de Exarchia participaram 250 pessoas. A marcha parou no monumento a Alexis Grigoropoulos, onde foi entoado o grito de “Alexis está vivo nos corações de todos os lutadores”. Na sequência, houve uma parada nas proximidades da delegacia de polícia, onde vários gritos foram entoados, como “Policiais porcos assassinos” e “Policiais, máfias e paraestatais: Todas as escórias trabalham juntos”.
Durante a marcha muitos panfletos foram distribuídos, e entoados gritos como “Exarchia é um bairro histórico. Fora os traficantes de drogas da praça”, “Pobreza, indigência e canibalismo: Estes são o Estado e o capitalismo” e ” Nem em Exarchia ou em qualquer outro lugar. A esmagar as máfias em cada bairro”.
Fotos: https://athens.indymedia.org/post/1564540/
O texto em castelhano:
agência de notícias anarquistas-ana
livros cheios de palavras
estantes cheias de livros
colhi este instante
João Angelo Salvadori
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!