Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2016 / Novembro / 18 / [Espanha] Exposição em homenagem a Durruti será aberta nesta sexta-feira em Madrid

[Espanha] Exposição em homenagem a Durruti será aberta nesta sexta-feira em Madrid

By A.N.A. on 18 de Novembro de 2016

espanha-exposicao-em-homenagem-a-durruti-sera-ab-1

C/ Peñuelas 41, de 18 a 25 de novembro de 2016.

Coincidindo com a reabertura da sua sede em Madrid, a Fundação de Estudos Libertários Anselmo Lorenzo presta homenagem à figura de Buenaventura Durruti no octogésimo aniversário de sua morte. Durruti encarna e representa a figura do militante anarquista que aspira a uma revolução social emancipadora da classe trabalhadora. Desde tenra idade se caracterizou por seu caráter rebelde, austero e militante. Profundamente comprometido c om suas ideias, ele participou em numerosos conflitos sindicais e sociais da época como membro da CNT e da FAI.

Detido, exilado e preso em várias ocasiões, levou uma vida nômade em diferentes lugares da Espanha, América e Europa. Fez parte de grupos libertários dedicados à ação defensiva, punitiva e expropriadora. No levante franquista de julho de 1936, em Barcelona, toma parte ativa nas lutas para neutralizar o golpe, sendo um dos primeiros militantes operários a liderar uma coluna na frente de Aragão, foi eleito responsável pela mesma, a que seria a famosa Coluna Durruti.

Requisitado pela Confederação e a República, se dirige às pressas com uma parte da referida Coluna para Madrid, cidade que se defende desesperadamente contra as forças fascistas que a acossam dia e noite. Sem descanso passa a combater no setor que lhe foi atribuído, vindo a falecer em 20 de novembro, em circunstâncias pouco claras na frente da Cidade Universitária. Sua morte foi um duro golpe para a moral dos combatentes e da classe trabalhadora, que via em Durruti o perfil de um lutador abnegado e incondicional em busca de um a humanidade livre.

Homenagem e lembrança de Buenaventura Durruti como lenda, mito e expoente dos milhares de anarcossindicalistas que deram o seu esforço e vida por uma sociedade libertária, lutando contra a reação e todas as formas de autoritarismo. Sempre vivo em nossa memória, como um exemplo dos ideais do anarquismo.

fal.cnt.es

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/15/espanha-fal-reabre-suas-portas-em-madrid/

agência de notícias anarquistas-ana

Por aqui passou
uma traça esfomeada:
livro de receitas.

Francisco Handa

Compartilhe:

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais, Mundo | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva9 de Dezembro de 2025

    não...

  2. Ariel em Por um mundo novo: apoie a participação da UAF no congresso anarquista7 de Dezembro de 2025

    Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!

  3. Ariel em [Espanha] Repressão | Situação repressiva italiana de Gabriel Pombo da Silva7 de Dezembro de 2025

    Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?

  4. Ariel em [Grécia] Esses dias são sempre do Alexis – Chamada para a marcha 06/12/20257 de Dezembro de 2025

    Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!

  5. Ariel em O Brasil desenvolveu a terceira maior bomba termobárica do mundo7 de Dezembro de 2025

    E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários