Publicado na Itália em 2010, o livro sai em 2016 em espanhol coeditado por Descontrol e em Madrid Otra Italia. Trata-se de nossa primeira aventura no mundo editorial querendo avançar em nosso desafio de reconstrução de ponte de memória e de visibilização de histórias esquecida s e pouco conhecidas da vida e da luta libertadora do povo italiano.
O panfleto é um exemplo clássico dentro da propaganda com fins educativos no âmbito libertário. Seguindo a tradição de figuras como Fabbri ou Malatesta, o autor, Pippo Gurrieri, vai construindo um diálogo onde um pai responde às dúvidas de uma jovem, como poderia ser sua filha adolescente, que acaba de descobrir o movimento musical punk libertário.
Com honestidade intelectual e paixão política enfrenta às temáticas que desde sempre animam o debate e a ação na galáxia anarquista, expondo-as com clareza e frescor. Aparecem na reflexão os valores de liberdade e igualdade opostos aos da autoridade e domínio do Estado, da igreja, e do capital. O sentido da educação, o princípio da representação, a coerência entre meios e fins, a luta emancipadora da opressão, o problema da violência, o desejo de justiça social, a autogestão, o apoio-m& uacute;tuo, a solidariedade.
É um texto pedagógico de grande utilidade para começar a conhecer o ideal anarquista sem prejuízos e não através de estereótipos. Uma leitura completa e ao mesmo tempo simples que consegue tratar cada aspecto contemplado no debate e na prática libertária. Adequado para quem pensa que a utopia não é algo irrealizável senão algo que não se realizou ainda.
• Pippo Gurrieri é um comprometido intelectual e também um homem de ação. Siciliano, se declara anarquista. Trabalhou para a Ferrovie Italiane, espaço privilegiado das lutas da classe trabalhadora. Agora está aposentado. É diretor do periódico “Sicilia Libertaria”. Autor e editor de numerosos artigos, textos, livros em italiano. Emigrazione e Liberazione sociale (1986), La piovra vaticana (2004), Giorgio Nabita, sarto. Socialismo, anarchismo ed antifascismo a Vittoria 1889-1938 (2008), Battaglie e sconfitte dei ferrovieri ragusani (2012), No MUOS ora e sempre (2013).
• O coletivo em Madrid Otra Italia faz ponte de memoria sobre a luta anti-máfia, antifascista e libertária dando visibilidade a lutas e aspectos culturais pouco conhecidos e invisibilizados do povo e da cultura italiana. Organiza atividades e iniciativas, participa em rede com grupos e movimentos que se movem em Madrid desde 2009. Cada ano organiza Italia_R-eXistencias.
La Anarquia explicada a mi hija
Autor: Pippo Gurrieri
Páginas: 122
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Na noite trevosa
eis, quando menos se espera,
teu semblante, lua!
Alexei Bueno
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…
Edmir, amente de Lula, acredita que por criticar o molusco automaticamente se apoia bolsonaro. Triste limitação...