Publicado na Itália em 2010, o livro sai em 2016 em espanhol coeditado por Descontrol e em Madrid Otra Italia. Trata-se de nossa primeira aventura no mundo editorial querendo avançar em nosso desafio de reconstrução de ponte de memória e de visibilização de histórias esquecida s e pouco conhecidas da vida e da luta libertadora do povo italiano.
O panfleto é um exemplo clássico dentro da propaganda com fins educativos no âmbito libertário. Seguindo a tradição de figuras como Fabbri ou Malatesta, o autor, Pippo Gurrieri, vai construindo um diálogo onde um pai responde às dúvidas de uma jovem, como poderia ser sua filha adolescente, que acaba de descobrir o movimento musical punk libertário.
Com honestidade intelectual e paixão política enfrenta às temáticas que desde sempre animam o debate e a ação na galáxia anarquista, expondo-as com clareza e frescor. Aparecem na reflexão os valores de liberdade e igualdade opostos aos da autoridade e domínio do Estado, da igreja, e do capital. O sentido da educação, o princípio da representação, a coerência entre meios e fins, a luta emancipadora da opressão, o problema da violência, o desejo de justiça social, a autogestão, o apoio-m& uacute;tuo, a solidariedade.
É um texto pedagógico de grande utilidade para começar a conhecer o ideal anarquista sem prejuízos e não através de estereótipos. Uma leitura completa e ao mesmo tempo simples que consegue tratar cada aspecto contemplado no debate e na prática libertária. Adequado para quem pensa que a utopia não é algo irrealizável senão algo que não se realizou ainda.
• Pippo Gurrieri é um comprometido intelectual e também um homem de ação. Siciliano, se declara anarquista. Trabalhou para a Ferrovie Italiane, espaço privilegiado das lutas da classe trabalhadora. Agora está aposentado. É diretor do periódico “Sicilia Libertaria”. Autor e editor de numerosos artigos, textos, livros em italiano. Emigrazione e Liberazione sociale (1986), La piovra vaticana (2004), Giorgio Nabita, sarto. Socialismo, anarchismo ed antifascismo a Vittoria 1889-1938 (2008), Battaglie e sconfitte dei ferrovieri ragusani (2012), No MUOS ora e sempre (2013).
• O coletivo em Madrid Otra Italia faz ponte de memoria sobre a luta anti-máfia, antifascista e libertária dando visibilidade a lutas e aspectos culturais pouco conhecidos e invisibilizados do povo e da cultura italiana. Organiza atividades e iniciativas, participa em rede com grupos e movimentos que se movem em Madrid desde 2009. Cada ano organiza Italia_R-eXistencias.
La Anarquia explicada a mi hija
Autor: Pippo Gurrieri
Páginas: 122
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Na noite trevosa
eis, quando menos se espera,
teu semblante, lua!
Alexei Bueno

Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!