A socióloga considera que estão matando uma visão de mundo “que não vai pelo grande, mas pelo pequeno”.
La Paz, 15 de novembro. A socióloga boliviana Silvia Rivera, que recentemente foi premiada no México, disse que “na Bolívia estão destruindo o meio ambiente com investimentos gigantescos”.
“O governo de Evo Morales não faz o que diz a Constituição. Na verdade, na Bolívia há uma progressiva penetração de capitais e investimentos do estado chinês e russo, que estão destruindo o meio ambiente com investimentos gigantescos em infraestrutura, como a ferrovia bi-oceânica, hidrelétricas, uma planta nuclear que será instalada em um lugar da cidade de El Alto, onde há uma falha geológica”, disse.
Em uma extensa entrevista ao jornal La Jornada¹, Rivera expôs que a visão macro de “desenvolvimento” do atual governo é um problema, porque para a administração do país, sem grandes fábricas, estradas e minas não há desenvolvimento.
Nesse sentido, mesmo “o drama das mulheres e o machismo dos sindicatos com o quais negociam (estas) obras, não importa, contanto que seja grande. E isso tem levado a um despojamento (perda) epistemológico do que significa o índio”, disse.
Acrescentou que estão matando uma visão de mundo “que não vai pelo grande, mas pelo pequeno, não pela acumulação, mas pela proteção da vida, a reprodução do que existe”.
Enquanto isso, o presidente Evo Morales pediu aos indígenas não se deixarem usar novamente por “pequenos grupos”, que sob o pretexto de proteger o meio ambiente, se opõem a iniciativas de grande envergadura no país e desta vez ao projeto hidrelétrico El Bala.
“Neste sentido temos alguns pequenos grupos que se opõem enganando e usando o movimento camponês e o movimento indígena. Meu pedido, companheiros, é que não se deixem enganar, porque à medida que foram enganados com o projeto da ponte (ligando La Paz e Beni), ou, assim como nos mentiram sobre o tema do caminho, agora nos querem enganar com a questão do El Bala”, afirmou Morales.
[1] http://www.jornada.unam.mx/2016/11/10/ojarasca235.pdf
agência de notícias anarquistas-ana
No espelho d’água
oculta sua face, tímida,
a lua nublada.
Douglas Eden Brotto
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!