A socióloga considera que estão matando uma visão de mundo “que não vai pelo grande, mas pelo pequeno”.
La Paz, 15 de novembro. A socióloga boliviana Silvia Rivera, que recentemente foi premiada no México, disse que “na Bolívia estão destruindo o meio ambiente com investimentos gigantescos”.
“O governo de Evo Morales não faz o que diz a Constituição. Na verdade, na Bolívia há uma progressiva penetração de capitais e investimentos do estado chinês e russo, que estão destruindo o meio ambiente com investimentos gigantescos em infraestrutura, como a ferrovia bi-oceânica, hidrelétricas, uma planta nuclear que será instalada em um lugar da cidade de El Alto, onde há uma falha geológica”, disse.
Em uma extensa entrevista ao jornal La Jornada¹, Rivera expôs que a visão macro de “desenvolvimento” do atual governo é um problema, porque para a administração do país, sem grandes fábricas, estradas e minas não há desenvolvimento.
Nesse sentido, mesmo “o drama das mulheres e o machismo dos sindicatos com o quais negociam (estas) obras, não importa, contanto que seja grande. E isso tem levado a um despojamento (perda) epistemológico do que significa o índio”, disse.
Acrescentou que estão matando uma visão de mundo “que não vai pelo grande, mas pelo pequeno, não pela acumulação, mas pela proteção da vida, a reprodução do que existe”.
Enquanto isso, o presidente Evo Morales pediu aos indígenas não se deixarem usar novamente por “pequenos grupos”, que sob o pretexto de proteger o meio ambiente, se opõem a iniciativas de grande envergadura no país e desta vez ao projeto hidrelétrico El Bala.
“Neste sentido temos alguns pequenos grupos que se opõem enganando e usando o movimento camponês e o movimento indígena. Meu pedido, companheiros, é que não se deixem enganar, porque à medida que foram enganados com o projeto da ponte (ligando La Paz e Beni), ou, assim como nos mentiram sobre o tema do caminho, agora nos querem enganar com a questão do El Bala”, afirmou Morales.
[1] http://www.jornada.unam.mx/2016/11/10/ojarasca235.pdf
agência de notícias anarquistas-ana
No espelho d’água
oculta sua face, tímida,
a lua nublada.
Douglas Eden Brotto

Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!